Cade aprova compra de parte da Vevo pelo Google

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de parte da empresa americana de exibição e licenciamento de conteúdo on-line Vevo pelo Google, companhia que oferece serviços e softwares na internet. O acordo foi assinado em 20 de janeiro deste ano.

Ao fim do negócio, o Google ficará com participação societária minoritária das ações da Vevo. A parcela exata a ser adquirida, no entanto, é confidencial, segundo o órgão de defesa da concorrência. O valor da operação também não foi revelado.

“Tendo em vista que o Youtube [empresa do grupo Google] já distribui conteúdo da Vevo, o investimento do Google reforçará a condição pré-existente de parceria”, justificou a companhia ao Cade.

Para aprovar o negócio sem restrições, o órgão antitruste considerou que a compra é de pequena participação societária, com ingerência do Google na empresa bastante limitada e que o acréscimo de participação no mercado representado pela Vevo é “relativamente baixo”. Além dos Estados Unidos, a Vevo possui atuação no Brasil, Canadá, Austrália, entre outros.

O processo foi analisado pela nova lei de defesa da concorrência e agora, com o aval do Cade, as empresas receberam autorização do Brasil para realizarem a operação. O sinal verde foi dado em despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado hoje no “Diário Oficial da União” e, portanto, o caso não precisará passar por julgamento em plenário do órgão.

(Thiago Resende | Valor)

+ posts

Share this post