Cade aprova entrada do BTG Pactual na empresa que explora o Beira Rio

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a entrada do grupo BTG Pactual no capital da empresa contratada para reformar, modernizar e explorar economicamente o Beira Rio, estádio do Sport Clube Internacional, localizado em Porto Alegre (RS), um dos que sediarão a Copa do Mundo de 2014. Não houve qualquer restrição à operação, segundo despacho da Superintendência-Geral do órgão de defesa da concorrência publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O controle acionário da BRio, uma sociedade de propósito específico (SPE), continuará com a AGSA. A holding do grupo Andrade Gutierrez, da construtora de mesmo nome, manterá 50% do capital mais uma ação. O grupo do Banco BTG Pactual vai adquirir os cerca 49% restantes por intermédio do FIP Beira Rio, um fundo de investimento em participações.

A parte da documentação sobre o processo que foi disponibilizada pelo Cade informa que o FIP terá, ‘inicialmente’, uma sociedade do grupo comprador como única cotista. Procurado, o banco BTG Pactual não quis informar qual empresa é essa. Tampouco quis confirmar se a expressão ‘inicialmente’ significa que as cotas do FIP serão vendidas a investidores clientes num segundo momento.

O FIP será administrado pela distribuidora de valores do BTG Pactual e gerido pela BTG Pactual Gestora de Recursos, ainda segundo o Cade.

O contrato entre a Andrade Gutierrez e o clube Internacional foi anunciado em março de 2012, já com financiamento de R$ 271,5 milhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 71,8% do total do projeto. O contrato prevê que a BRio vai compartilhar com o Inter a gestão do estádio por 20 anos.

Nesse período, a empresa vai explorar, operar e administrar, além do estádio, outras áreas do Complexo Beira Rio, como um edifício garagem e espaços para bares e lojas (locação) e para publicidade.

O Cade entendeu que a entrada do BTG Pactual no negócio ‘não suscita preocupações de ordem concorrencial’.

(G1)

+ posts

Share this post