Cade aprova fusão entre empresas aéreas Azul e Trip, com condições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira a fusão da Azul com a Trip Linhas Aéreas, com a exigência de que a Trip elimine, gradualmente, até o fim de 2014, o acordo de compartilhamento de voos (code share) que tem com a concorrente TAM.
 
Também foi determinado que a Azul-Trip opere com eficiência mínima de 85 por cento nos slots (horários de pouso e decolagem) no aeroporto de Santos Dumont (RJ).
 
O relator do caso no Cade, conselheiro Ricardo Ruiz, salientou que a união entre as duas companhias aéreas tem como resultado “uma empresa com mais capacidade de questionar as líderes”, ou seja, Gol e TAM.
 
Mas, para isso, seria necessário que fosse desfeito o laço operacional existente entre a Trip e a TAM. “Azul e Trip serão autônomas do ponto de vista operacional”, disse Ruiz na leitura do voto.
 
A união foi anunciada em maio do ano passado, criando uma terceira grande empresa de transporte aéreo no Brasil. Na ocasião, as companhias informaram que o acordo não envolve desembolso de dinheiro, e que os atuais sócios da Azul terão 66 por cento da holding e o restante ficará com os acionistas da Trip.
 
Segundo o dado mais recente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as duas empresas tinham participação de 16,4 por cento no mercado doméstico em janeiro deste ano.
 
(Leonardo Goy | Reuters)

+ posts

Share this post