Cade aprova nova compra de ações da MPX pela E.ON

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o negócio em que a alemã E.ON quer elevar sua fatia na MPX, empresa do setor de energia pertencente ao grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Player mundial do setor de energia, a E.ON já detém uma participação de 11,7% na MPX. Essa parcela, com a operação, subirá para aproximadamente 36,1%, segundo informações das companhias enviadas ao órgão de defesa da concorrência.

Anunciada no fim de março, a venda de ações da MPX deve render aproximadamente R$ 1,5 bilhão a Eike. “Como parte do contrato, a E.ON contribuirá ativamente com sua expertise na administração cotidiana da empresa e terá o direito de aumentar sua representação no conselho de administração da MPX”, segundo as companhias envolvidas no negócio.

A operação está em linha com a estratégia da E.ON em aumentar sua participação no mercado brasileiro que apresenta uma “demanda de energia no longo prazo” e “perspectiva da crescimento econômico”, justificou, ao Cade, a companhia.

Na primeira etapa do negócio, a E.ON adquire 24,5% das ações de Eike Batista na MPX. Em seguida, haverá uma oferta pública de ações de R$ 1,2 bilhão. Por fim, a joint venture formada para a entrada da E.ON na elétrica será incorporada pela MPX.

“Dependendo do resultado do aumento de capital proposto, a participação da E.ON na MPX poderá ser diluída para 35,2%”, detalharam as empresas ao Cade.

O processo foi analisado pela nova lei de defesa da concorrência e, agora, com o aval do Cade, as empresas estão autorizadas a realizar a operação. O sinal verde foi dado em despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado hoje no Diário Oficial da União. Portanto, o caso não precisará passar por julgamento em plenário do Cade.

(Thiago Resende | Valor)

+ posts

Share this post