Cade aprova, sem restrições, acordo entre Cosan e Shell que cria a Raízen

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (5), sem restrições, o acordo firmado entre a Cosan e a Shell para a formação da joint venture Raízen, maior produtora global de etanol de cana e também a maior fabricante individual de açúcar do mundo.
 
A parceria anunciada em fevereiro de 2010, cuja operação começou em junho de 2011, inclui também a produção de bioenergia a partir do bagaço de cana, além de distribuição e comercialização de combustíveis.

“Não considero necessário ter restrição. Não se vislumbra risco concorrencial imediato”, disse o relator do caso, conselheiro Ricardo Ruiz, em seu voto.
 
Segundo Ruiz, o acordo é uma “operação mundial, com reflexos no Brasil”.
 
A Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, além de 4 milhões de toneladas de açúcar, sendo líder na moagem de cana no país. A empresa comercializa 1,5 milhão de MWh de energia elétrica anualmente, segundo informação do seu site.
 
Recentemente, a empresa anunciou que deverá investir R$ 2 bilhões na construção de unidades de produção de etanol de segunda geração ao longo dos próximos anos.
 
Segundo o órgão antitruste, o acordo aprovado é mais amplo do que a criação da Raízen, já que as empresas têm memorandos de entendimentos para a criação de outras joint ventures.
 
No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional, com 4.700 postos Shell, presença em 54 aeroportos e operações em 57 terminais, diz a empresa no site.
 
A comercialização anual de combustíveis da empresa é de 21 bilhões de litros.

(G1)

+ posts

Share this post