Casa das Calcinhas lança primeiras franquias neste ano

Após 33 anos de uma gestão integralmente familiar, a Casa das Calcinhas inaugura no próximo mês duas franquias.

Um projeto antigo que foi consolidado em junho deste ano, as franquias da Casa das Calcinhas propiciarão a expansão nacional da rede, que hoje tem concentração maior em São Paulo.

"Franquia dá versatilidade", resume Rafael A. Deieno Junior, diretor de Marketing, Expansão e Franquias da Casa das Calcinhas.

"Esperamos que haja uma expansão mais ordenada, como empresa familiar sempre fomos expandindo conforme surgia oportunidade", completou.

O projeto de profissionalização da marca foi retomado em 2008, por meio de uma parceria com a Franchise Store, que além de integrar diversas franquias, oferece consultoria para empresários para formatação dos negócios.

O processo de transformação da marca em uma rede de franquias foi favorecido pelas características de conquistas desde 1978.

"Nesses anos, mantivemos a identidade visual, o padrão de operação e conseguimos nos alocar dentro de shoppings", explicou Deieno Junior.

Os benefícios dessa trajetória serão colhidos pelos franqueados. "Vamos passar know how de 33 anos. O franqueado terá tudo pronto. Existe risco sim, mas como dominamos o negócio podemos passar a experiência", disse o executivo.

Do modelo familiar à franquia

A Casa das Calcinhas possui duas franquias prestes a inaugurar: uma na zona Norte de São Paulo e outra no Brooklin, esta última uma loja familiar que vai virar franquia.

Com 25 lojas em operação atualmente, a marca espera fechar 2011 com quatro franquias. Segundo Deieno Junior, há mais duas solicitações de franquia em andamento.

Para 2012, considerando o perfil mais conservador de expansão, a expectativa é abrir mais quatro lojas, dentro do raio de mil quilômetros de São Paulo.

"Não por uma questão de logística, mas sim por prezar pela gestão, que oferece suporte ao franqueado", aponta Deieno Junior.

O projeto de expansão, que contou com um investimento de R$ 390 mil, prevê que em cinco anos a marca atinja 85 unidades.

Características

O investimento do franqueado em uma loja varia de R$ 160 mil a R$ 200 mil, dependendo do tamanho do estabelecimento e da localização – rua ou shopping. O prazo de retorno é de 36 meses.

Já o faturamento médio por loja vai de R$ 40 mil a R$ 70 mil.

A variedade do estoque é um diferencial para a rede, que comercializa moda praia, gestante, cirúrgicos, tamanhos grandes, entre outros, com preços de R$ 5 até R$ 150.

Explorado a mais tempo, o mercado de lingerie na cidade de São Paulo está saturado, conforme avaliação de Deieno Junior, por isso merece um estudo mais detalhado para implantação de uma loja.

"A cidade de São Paulo não está fechada para franquia, mas tem que estudar a região. Ideia melhor seria expandir para outras cidades, como São Caetano por exemplo, porque lá vão abrir dois shoppings", afirmou.

História

A Casa das Calcinhas, fundada em 1978 por Zilah Deieno e Rafael Deieno, iniciou os negócios como uma loja de armarinhos.

O nome da rede foi inspirado em um filme dos anos 60: "A espiã de calcinhas de renda".

(Micheli Rueda l Brasil Econômico)

+ posts

Share this post