Caterpillar investe R$ 20 milhões em unidade no interior de SP

A Caterpillar anuncia nesta quarta-feira investimento de R$ 20 milhões em uma nova unidade localizada em Piracicaba (SP), a cerca de dois quilômetros do complexo produtivo que a empresa possui na cidade. O empreendimento ficará em um prédio alugado de dez mil metros quadrados.

A nova unidade terá uma central de remanufatura de componentes, que receberá dois terços do investimento previsto. Esse tipo de serviço, mais comum no setor automotivo, é praticamente inexistente no setor de máquinas de construção no Brasil. “Acredito que vamos ser pioneiros”, disse ao Valor, Luiz Carlos Calil, presidente da Caterplilar no Brasil. A inauguração está prevista para agosto.

Segundo o executivo, é uma boa oportunidade de negócios, já que há no país um parque de máquinas em uso da marca com grande longevidade – até 30 anos. Além de ser uma forma de satisfazer as necessidades de clientes que querem estender a vida útil do equipamento. Serão feitos trabalhos de solda, usinagem, montagem de componentes como bicos injetores, motores, bombas d’água, entre outros. Pelos cálculos da empresa, uma peça remanufaturada custa de 40% a 60% menos que uma nova. “A peça fica como nova, e nós oferecemos a garantia como uma peça nova”, disse Calil. A unidade terá capacidade para remanufaturar até dez mil componentes por ano.

O restante do investimento será destinado à produção local de mangueiras hidráulicas. Elas são usadas em todas as máquinas para transporte de fluidos e antes eram importadas, principalmente de unidades da Caterpillar nos Estados Unidos. De acordo com Calil, a empresa fez um estudo de viabilidade e concluiu que valeria a pena nacionalizar a fabricação desse componente no Brasil. A unidade terá capacidade para produzir 1,5 milhão de mangueiras por ano.

(Ana Fernandes | Valor)

+ posts

Share this post