CCR comprará 80% da concessionária Barcas, do RJ

Depois de meses de negociação, o grupo CCR anunciou hoje que firmou um contrato para a aquisição de 80% do capital social da concessionária Barcas S.A. – Transportes Marítimos, que detém a concessão das linhas de transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro, inclusive no trajeto Rio-Niterói. O investimento da CCR no negócio será de R$ 72 milhões.
 
Hoje, a Barcas é controlada por Auto Viação 1001 e Rodomar Participações. A compra está sendo feita pela controlada da CCR, a Companhia de Participações em Concessões (CPC). Segundo a CCR, a aquisição ainda depende a obtenção da aprovação do poder concedente (no caso, o Estado do Rio de Janeiro).
 
Segundo a CCR, a Barcas transporta hoje 105 mil passageiros por dia em 18 embarcações e foi concedida por meio de licitação pública realizada em 1998 pela Cia. de Navegação do Estado do Rio de Janeiro. O contrato de concessão tem prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por outros 25. Atualmente, o término está previsto para fevereiro de 2023.
 
O grupo CCR também tem a concessão da Ponte Rio-Niterói, administrada pela CCR NovaDutra – trecho concedido à iniciativa privada na primeira rodada de concessões rodoviárias, nos anos 1990.
 
(Fábio Pupo | Valor)
 

+ posts

Share this post