Cencosud está perto de comprar a mineira DMA

As negociações para a venda da DMA Distribuidora, dona da rede de supermercados Epa, para a chilena Cencosud avançaram nas últimas semanas, apurou o Valor com fontes próximas à operação. Maior varejista brasileira de supermercados de Minas Gerais, o grupo controla, além do Epa, as cadeias Via Brasil e Mart Plus, que somavam 94 lojas em dezembro de 2011 e registraram faturamento de R$ 2 bilhões no ano passado.
 
Segundo uma fonte ligada às varejistas, após dois meses de negociações mais intensas, as partes conseguiram chegar a um consenso em relação ao valor final, de R$ 1,3 bilhão (cerca de US$ 770 milhões), incluindo nessa soma o montante da dívida da DMA, presidida hoje pelo sócio-fundador, José Nogueira.

O grupo Cencosud quer crescer no país por meio de novas aquisições, e por isso continua a sondar varejistas locais. O Cencosud tem 152 lojas no Brasil, adquiridas desde 2007 por meio da compra de seis supermercadistas – redes G.Barbosa (SE), Super Família (CE), Perini (BA), Cardoso (BA), Bretas (MG) e Prezunic (RJ).
 
A finalização do negócio com a DMA dependeria, basicamente, de detalhes burocráticos. Se a negociação for fechada, Horst Paulmann, presidente do Cencosud, deve vir ao Brasil assinar o contrato de compra. Procurada, a rede chilena não se manifestou sobre a informação até o fechamento desta edição. A DMA Distribuidora nega que as partes estejam em conversas para a venda da operação.
 
Desde o ano passado, existiam informações no mercado do interesse do Cencosud e do Walmart no grupo mineiro, mas o Walmart nunca chegou a avaliar a hipótese de compra do negócio, conforme apurou o Valor.
 
A única interessada neste momento é o Cencosud, que se finalizar a aquisição, alcançará receita bruta anual de R$ 10,9 bilhões no país e deve se manter na quarta colocação do ranking geral do setor, atrás do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, segundo ranking de 2011 da Abras, associação do setor. A soma de R$ 10,9 bilhões equivale a 46% do faturamento do Walmart no Brasil em 2011.
 
Além disso, a rede chilena passa a ter uma operação complementar à já existente na região – a companhia adquiriu em outubro de 2010 a rede mineira Bretas. Com uma possível aquisição do grupo DMA, o Cencosud ficaria com as sete lojas da cadeia Mart Plus, focada no atendimento aos públicos das classes A e B.
 
Num período de dois anos, entre abril de 2010 e abril de 2012, o grupo chileno adquiriu cinco empresas (Super Família, Perini, Cardoso, Bretas e Prezunic), com desembolso total de US$ 1,368 bilhão (R$ 2,2 bilhões). As duas últimas foram as maiores e consideradas estratégicas dentro do plano de expansão do grupo, que passa pela necessidade de um rápido ganho de escala para que a operação torne-se mais rentável.
 
No setor supermercadista, ganhos de margem líquida dependem diretamente de aumentos no volume vendido, pois dessa forma se consegue negociar melhores preços com fornecedores. "O varejo alimentar tem margem pequena, custos altos e portanto, riscos grandes", diz Manoel Araújo, sócio-diretor da Martinez de Araújo. "E a única forma de crescimento rápido no Brasil é a compra de redes, porque crescimento orgânico no varejo é muito caro hoje".
 
Antes dessa movimentação, a última (e primeira) compra havia sido da rede sergipana G.Barbosa, em 2007, por US$ 350 milhões.
 
A consolidação do mercado, que fortalece as grandes redes e isola outras varejistas, teria motivado o grupo DMA a analisar propostas de compra. A DMA é a 10ª maior cadeia de supermercados do país e apurou aumento nas vendas de 4% em 2011, abaixo da média do mercado (11,3%).
 
As movimentação do Cencosud são vistas pelo mercado como a terceira onda de aquisições desse setor no Brasil nos últimos 15 anos. Na segunda metade da década de 90 até o início dos anos 2000, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour disputaram ativos no país, no primeiro pontapé do processo de consolidação do setor.
 
A entrada do Walmart no país em 1995 abriu espaço para novas compras em 2004 e 2005, numa disputa da rede americana com o GPA e o Carrefour. Neste momento o Cencosud lidera uma nova fase de consolidação.
 
Dados da Abras mostra que em 2011, 38% das vendas dos supermercados (inclui venda de eletrônicos no GPA) ficaram nas mãos das redes Carrefour, Walmart, Cencosud e Casino (com 48% do GPA). Em 2010, a taxa foi de 33%. O aumento da participação do Casino no GPA e as aquisições de Cencosud explicam, em grande parte, o aumento de cinco pontos.
 
Estrangeiros crescem no setor devido, entre outros fatores, a limitações das redes locais. "Para investir em centros de distribuição e comprar lojas é preciso de muito capital, e de capital barato, algo que os estrangeiros têm acesso facilmente", diz Araújo. "Entre os brasileiros, apenas o Pão de Açúcar pensa como consolidador. As outras redes não conseguiriam nem mesmo se associar para criar um grande negócio verde-amarelo. Não querem abrir mão do controle do pequeno negócio que já têm".

(Adriana Mattos | Valor)

 

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