Clube de compras Westwing recebe US$ 50 milhões

O clube de compras on-line Westwing, de móveis e artigos para decoração, recebeu um aporte de US$ 50 milhões do fundo de investimento em participações Summit Partners. Controlada pelo Rocket Internet, investidor também do Groupon e da Dafiti, a Westwing está presente em 14 países. A sua maior operação é a do Brasil, onde a empresa atua há apenas seis meses.
 
Antony Martins, presidente da Westwing no país, diz que o investimento é o maior já realizado por um fundo em um clube de compras na internet. Ele conta que o Summit Partners tem histórico de investimento em outras empresas de comércio eletrônico com esse perfil, incluindo o Vente Privee, da França, o mais antigo clube de compras on-line do mundo, com quatro anos de funcionamento.
 
Com os novos recursos, o financiamento total da Westwing, que tem apenas um ano de vida, subiu para US$ 82 milhões. “O tamanho do aporte reflete uma expectativa de que vamos alcançar o breakeven [equilíbrio financeiro] antes do que a média das companhias que operam no nosso modelo de negócios”, diz.
 
Os recursos da Summit, que ficou com uma participação minoritária na empresa, serão investidos em infraestrutura logística e em marketing. A expansão global também será prioridade. A Westwing está em países como Inglaterra, França, Espanha, Suécia, Polônia e se prepara para, em breve, estrear na Dinamarca.
 
A companhia não abre seu faturamento. O executivo diz apenas que a empresa vêm crescendo “mais de 100% ao mês” desde que começou suas atividades. Em junho, a operação brasileira vendeu 75 mil itens e chegou a representar 35% do faturamento do grupo, mas esse percentual varia sazonalmente, afirma Martins.
 
Fora a entrega dos produtos, que é terceirizada, a logística da Westwing no Brasil é própria. A empresa trabalha com cerca de 500 fornecedores no país e quer ampliar seus três galpões de armazenagem em Jundiaí (SP), que somam 2,5 mil metros quadrados.
 
Com investimento em marketing, a empresa visa aumentar o seu número de consumidores cadastrados, que hoje somam mais de 1 milhão no Brasil. “Em média, ganhamos 10 mil novos associados por dia no país”, comenta.
 
Assim como uma empresa de compras coletivas (como o Groupon, Peixe Urbano e ClickOn) a Westwing oferece descontos (média de 50%) para o consumidor, viabilizado com a venda em grandes volumes. Porém, as ofertas na Westwing não precisam atingir cota mínima de compradores. O ônus de uma campanha mal-sucedida, portanto, é maior para a empresa. Com o conhecimento específico do seu grupo de consumidores, a tendência é que a Westwing erre cada vez menos no tipo de campanha (oferta) que lança.
 
Segundo Martins, os consumidores da Westwing em geral são das classes A e B. A empresa lança de sete a dez campanhas por dia. No Brasil, a empresa é o único clube de compras no seu segmento. O competidor com modelo mais parecido é a Mobly, loja virtual de artigos para o lar que também é controlada pelo Rocket Internet.

(Valor)

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