Coca-Cola Femsa paga US$1,85 bi pela brasileira Spaipa

A Coca-Cola Femsa, uma joint venture entre a Coca-Cola e a varejista mexicana e engarrafadora Femsa, anunciou neste sábado acordo para a compra de 100 por cento do controle acionário da indústria de bebidas brasileira Spaipa, por 1,85 bilhão de dólares.
 
O acordo representa mais um passo da companhia na consolidação no Sistema Coca-Cola Brasil, segundo uma nota divulgada pela empresa, que já é a maior desse sistema.
 
“A Spaipa, que atua em todo o Paraná e em mais da metade do Estado de São Paulo, contribui de forma importante para reforçar a posição de liderança da Coca-Cola Femsa dentro do Sistema Coca-Cola”, disse.
 
Em junho deste ano, a Coca-Cola Femsa adquiriu a Companhia Fluminense de Refrigerantes, engarrafadora com atuação em parte dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, por 448 milhões de dólares.
 
O negócio anunciado neste sábado foi a sétima aquisição da empresa desde a decisão de entrar no Brasil, quando assumiu o controle da Panamco, que atuava no litoral e em parte do interior do Estado de São Paulo, assim como nas regiões metropolitanas de Campinas e da capital paulista, além de todo o Mato Grosso do Sul. Em 2008, a empresa comprou a Remil, franquia com atuação em Minas Gerais.
 
“Há uma grande complementaridade entre os territórios da Coca-Cola Femsa Brasil e os que pertencem à Spaipa. Isso nos permitirá ganhos logísticos e maior eficiência no atendimento de nossos clientes”, disse o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez, em comunicado.
 
Ele observou que a aquisição das operações da Spaipa traz boas possibilidades de crescimento para a companhia.
 
A Spaipa tem sede em Curitiba (PR) e atende 399 cidades no Estado do Paraná e 336 no Estado de São Paulo. A empresa possui duas fábricas em cada Estado: em Curitiba e Maringá, no Paraná, e em Marília e Bauru, em São Paulo.
 
Além disso, a Spaipa conta com sete centros de distribuição, 6 mil funcionários e 445 caminhões para atender 116 mil pontos de venda e 17,2 milhões de consumidores.

Em 2012, Spaipa vendeu 236 milhões de caixas unitárias de bebidas, gerando uma receita líquida de cerca de 929 milhões de dólares.
 
Com a aquisição, a Coca-Cola Femsa Brasil amplia também a sua capacidade produtiva no país, que passa de 680 milhões para mais de 1,1 bilhão de caixas unitárias por ano. O número de colaboradores diretos crescerá cerca de 40 por cento, e o total de consumidores atendidos passa de quase 50 milhões para 66 milhões.
 
O acordo já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Coca-Cola Femsa, mas a transferência da gestão da operação não acontecerá de imediato, pois depende ainda de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
 
Adicionalmente, a Coca-Cola Femsa buscará aprovação desta transação junto a The Coca-Cola Company.
 
OUTROS INVESTIMENTOS
 
Para desenvolver as estratégias de crescimento no mercado brasileiro de bebidas, a Coca-Cola Femsa Brasil lembrou em nota que “está investindo mais de 340 milhões de dólares somente em ampliação de capacidade de produção e logística”.
 
No final de 2013, começa a operar a primeira de duas etapas do novo Centro de Distribuição de Sumaré (SP), nas quais serão investidos 37 milhões de dólares.
 
A empresa também está construindo uma unidade fabril em Itabirito (MG), que terá capacidade anual para produção de 2,1 bilhões de litros, equivalente a um incremento de aproximadamente 47 por cento em relação à produção atual da fábrica de Belo Horizonte. Os investimentos na construção e implantação da unidade são da ordem de 258 milhões de dólares.
 
Na unidade de Jundiaí, estão sendo investidos 53 milhões de dólares na construção de um armazém vertical totalmente automatizado e na instalação de uma nova linha de PET, com capacidade de produzir 72 mil garrafas PET por hora.
 
Hoje, a fábrica de Jundiaí, maior da Coca-Cola no mundo em volume de produção, possui capacidade produtiva de 300 milhões de caixas unitárias por ano.
 
(Roberto Samora | Reuters)

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