Conselho da Via Varejo autoriza oferta pública de units

O conselho de administração da Via Varejo aprovou hoje a listagem da companhia em bolsa, por meio de uma oferta inicial de units, formadas por uma ação ordinária (com direito a voto) e duas preferenciais (sem direito a voto).

A oferta será primária, em que os recursos vão para o caixa da empresa, e secundária, com venda dos sócios controladores. A iniciativa de levar a empresa ao mercado foi tomada pela família Klein, antiga dona das Casas Bahia, e que hoje tem 47% do capital da Via Varejo. Um terço dessa fatia – cerca de 16% – deve ser vendida na operação.

No acordo de acionistas da companhia, no entanto, estava previsto que, no caso de saída de algum sócio por venda na bolsa, a oferta deveria incluir também uma fatia primária.

O braço de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar, que inclui a Casas Bahia e o Ponto Frio, pretende se listar no nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa, que inclui direitos como 100% de “tag along” para os ordinaristas – isto é, no caso de uma oferta pelo controle da companhia, os minoritários tem direito a receber o mesmo valor oferecido ao controlador. No caso dos preferencialistas, em geral, o direito de “tag along” é de 80%.

O conselho recomendou os bancos Credit Suisse e Bradesco BBI como coordenadores da operação.

(Natalia Viri | Valor)

Website | + posts

Share this post