Controladores de CPFL e Neoenergia estudam combinação das empresas

SÃO PAULO – Os acionistas controladores da CPFL e da Neoenergia começaram a avaliar uma combinação de negócios das duas empresas elétricas. Elas têm em comum a participação da Previ em seus blocos de controle.

Em carta enviada à CPFL, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e a VBC Energia – empresa da Camargo Corrêa que está entre os controladores da CPFL – informam que foram iniciados estudos para avaliar alternativas de sinergias e criação de valor entre as empresas.

Esses estudos não são vinculantes – ou seja, não têm exclusividade – e estão em fase preliminar, de forma que ainda não foi fechado nenhum acordo sobre um eventual rearranjo societário.

No início deste mês, a direção Iberdrola – outra controladora da Neoenergia – já havia informado que a empresa espanhola foi procurada pela Previ para discutir uma integração entre CPFL e Neoenergia.

No bojo dessa operação entraria a distribuidora Elektro, comprada pela Iberdrola em janeiro por US$ 2,4 bilhões. Isso porque um dos planos dos espanhóis é incorporar a distribuidora brasileira à Neoenergia.

(Eduardo Laguna | Valor)

+ posts

Share this post