Copel avalia novas parcerias com a chinesa State Grid

O superintendente de obras de transmissão da Copel, Nilberto Lange, disse nesta quarta-feira que a companhia está negociando novas parceiras com a chinesa State Grid, tanto em transmissão como em geração de energia. Ele não revelou, porém, quais projetos atrairiam o interesse conjunto das duas empresas. "Nós estamos estudando vários projetos, hidráulicos e de transmissão, e eventualmente algum eólico também podemos trabalhar com eles", afirmou.
 

Lange indicou que uma parceria poderia ser feita já para o leilão A-5, marcado para outubro. O diretor de engenharia da Copel, Jorge Andriguetto, acrescentou que a empresa tem interesse em todos os projetos hidrelétricos que forem ofertados no certame, para o qual estão previstas as usinas São Manoel e Sinop, do Rio Teles Pires, entre outras. Ele afirmou que, até o momento, apenas Cachoeira Caldeirão, no Amapá, teria licença ambiental prévia. Ele não citou, no entanto, qual usina poderia ser disputada em parceria com a State Grid e destacou que a Copel também negocia parcerias com outros investidores, que responderam chamada pública da empresa.
 
Grupo Rede
 

Andriguetto informou que há interesse da Copel em adquirir ativos do Grupo Rede. "Nós não avaliamos (no momento), não realizamos due dilligence, mas se o ativo for colocado à disposição do mercado, nós avaliaremos, sim", afirmou, acrescentando que o foco da companhia seriam ativos "mais próximos de sinergia", indicando que não haveria interesse na Celpa, distribuidora com atuação no Pará.
 
Ele também comentou que a empresa não avalia "no momento" potencial aquisição na participação que a Iberdrola possui na Neoenergia.
 
Tapajós
 
O diretor da Copel também comentou que a companhia foi escolhida, juntamente com outras empresas, para fazer os estudos de impacto ambiental do sistema Tapajós. Originariamente, quem participava dos estudos era a Eletronorte e a Eletrobrás, mas também participaram EDF e Camargo Corrêa. Segundo Andriguetto, outras cinco empresas também foram selecionadas para participar dos estudos.

(Luciana Collet | Agência Estado)

 

+ posts

Share this post