CVM coloca em audiência formador de mercado para fundo imobiliário

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou nesta quarta-feira em audiência pública a minuta que altera a Instrução CVM nº 472/08 e visa regular a contratação de formador de mercado para fundos imobiliários.
 
A minuta propõe vedar o exercício da função de formador de mercado pelo gestor, administrador e partes a eles relacionadas, com o principal objetivo de mitigar eventuais conflitos de interesses.
 
Os fundos imobiliários em funcionamento que desejarem contratar formador de mercado para as suas cotas precisarão realizar uma assembleia geral de cotistas com o objetivo de incluir a previsão de contratação e de pagamento nos seus regulamentos.
 
Hoje, das 70 carteiras listadas em bolsa, apenas duas contam com formador de mercado: o fundo imobiliário Presidente Vargas, cujo serviço é prestado pelo administrador da carteira, o Bradesco, e o Brazilian Capital Real Estate Fund, administrado pela Brazilian Mortgage e que tem como formador a XP Investimentos.
 
A contratação de um formador de mercado visa aumentar a liquidez das cotas negociadas em bolsa de valores ou em mercado de balcão organizado.
 
O volume mensal de negócios neste segmento vem crescendo na BM&FBovespa, apresentando um aumento de 205,13% nos 12 meses encerrados em março, quando os fundos imobiliários movimentaram R$ 179,276 milhões. Isso tem refletido na valorização das cotas, levando a um aumento do valor de mercado das carteiras, que somava R$ 14,34 bilhões.
 
O prazo para envio de sugestões e comentários com relação à minuta termina em 11 de maio, e devem ser encaminhados para a Superintendência de Desenvolvimento de Mercado (SDM), preferencialmente pelo endereço eletrônico audpublica0212@cvm.gov.br.
 
(Silvia Rosa | Valor)
 

+ posts

Share this post