Danone anuncia fusão com a russa Unimilk

SÃO PETESBURGO – A francesa Danone anunciou nesta sexta-feira um acordo de fusão com a empresa russa Unimilk, criando a maior empresa de laticínios da Rússia e da antiga União Soviética.

A Danone informa que a operação combinada com a Unimilk representa um total de vendas de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão) na região da antiga União Soviética, incluindo países como Ucrânia, Cazaquistão e Bielorrússia.

"Cerca de 20 anos após termos dado nossos primeiros na Rússia, a Danone-Unimilk representa um movimento estratégico para a Danone em uma região que oferece uma promessa de crescimento nos próximos anos, e onde iremos perseguir objetivos ambiciosos para o futuro", disse o chefe-executivo da Danone, Franck Riboud, em um comunicado.

Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados, mas a fabricante francesa de iogurtes e água mineral engarrafada informou que sua dívida líquida deve crescer para 1,3 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão) como resultado da transação.

A Danone vai possuir participação majoritária de 57,5% na nova companhia, enquanto os 42,5% restantes pertencerão à Unimilk. Pelos termos do acordo, entretanto, a Danone terá o direito de adquirir até 100% das ações da empresa resultante da fusão até 2022.

A nova companhia terá uma participação de 21% na indústria de laticínios da Rússia, estima a Danone. O acordo ainda está sujeito à aprovação de autoridades reguladoras da França e da Rússia.

(Associated Press)

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.