Danone faz acordo e tem possibilidade de elevar participação na Yakult

As fabricantes de iogurte Danone e Yakult informaram que fizeram novo acordo de colaboração referente à participação acionária. Com isso, segundo as companhias, não há limitação para eventual expansão de capital na Yakult por parte da Danone, dona de 20% das ações da companhia.

As empresas assinaram uma aliança estratégica em 2004 para acelerar o crescimento das marcas em alimentos funcionais. A aliança permitiu a realização de investimentos conjuntos e a formação de joint venture na Índia e no Vietnã.

Um dos termos do acordo, era a limitação de aumento de capital por parte da Danone. No ano passado, a Danone fez propostas para ampliar a participação de 20% a 35% no grupo japonês, que, porém, recusou a oferta. A fatia daria poder de veto à europeia.

“Dada a relação de confiança construída ao longo dos anos, este cenário não contém comprometimento ou limitação quanto à participação da Danone na Yakult”, informou comunicado divulgado hoje pela Danone.

Em novembro, rumores davam conta de que a Danone poderia fazer uma oferta hostil pela Yakult. Mas, com o intuito de manter uma “relação amigável”, as empresas decidiram continuar negociando diretamente.

(Leticia Casado | Valor)

+ posts

Share this post