Decisão abre caminho para compra da Modelo

O Grupo Modelo, maior cervejaria do México, perdeu o processo de arbitragem que movia contra seu sócio, a Anheuser-Busch InBev, desde outubro de 2008. A decisão divulgada ontem abre caminho para AB InBev comprar mais participação na Modelo, ou até a totalidade do controle da cervejaria, cujos maiores acionistas são as famílias fundadoras.

A Modelo acusava a Anheuser Busch, comprada pela InBev em novembro de 2008, de violar um acordo de investimento firmado em 1993 ao aceitar o negócio com a belgo-brasileira.

A Anheuser-Busch tinha 50,2% de participação na Modelo, adquiridos em 1990. Depois da comprada pela InBev, a participação passou a ser da AB InBev. A troca de sócios, sem consulta prévia à Modelo, gerou a reclamação dos mexicanos. No processo de arbitragem, a Modelo exigia US$ 2,5 bilhões em indenização pela mudança no controle da participação.

A aquisição ou aumento da participação na Modelo seria interessante para a AB InBev, segundo analistas, uma vez que a companhia tem boa rentabilidade. A fabricante da cerveja Corona tem 52% do mercado da bebida no México e é dona de sete fábricas no mesmo país, com capacidade instalada de 60 milhões de hectolitros anuais. Além da Corona, a Modelo tem outras 12 marcas de cerveja. A AB InBev, entretanto, não comentou o assunto.

Mas o caminho inverso também é possível, conforme outros analistas. Em 2008, o presidente da Modelo, Carlos Fernandez, disse que o grupo tem interesse em comprar a participação da AB InBev.

(Lílian Cunha | Valor)

 

 

+ posts

Share this post