Della Via vai investir R$ 20 milhões para inaugurar 30 lojas em 2 anos

Maior revendedora de pneus Pirelli na América Latina, a paulistana Della Via vai investir R$ 20 milhões nos próximos dois anos para abrir mais 30 lojas, especialmente na Grande São Paulo. Com vendas estimadas em 2 milhões de pneus em 2011, a rede, que conta com 54 pontos de venda nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, também vem mantendo tratativas com a Pirelli com o objetivo de ampliar a área de atuação geográfica. Hoje, a Della Via é revendedora exclusiva da fabricante italiana para esses três Estados e, por força de contrato, não pode atuar em outras regiões do país.

Fundada há 53 anos no bairro do Ipiranga, onde está instalada a sede da empresa, a Della Via é controlada pela família Delamuta e representantes da terceira geração já estão no comando do negócio. De acordo com o diretor comercial, Sergio Delamuta, a empresa poderá, mais adiante, incluir em seu portfólio a oferta de outros tipos de componentes automotivos e serviços, que não estejam relacionados com pneus, suspensão e freios. No momento, contudo, o foco da Della Via está na expansão das lojas, projeto que será executado com recursos próprios.

Segundo Delamuta, aquisições não estão descartadas – em 2010, a empresa comprou a rede concorrente Da Costa. "Mas vamos priorizar a abertura de unidades", pondera. A aposta na Grande São Paulo deve-se ao tamanho do mercado da região: 22% da frota nacional de veículos, que se aproxima dos 30 milhões, circula pelas ruas da capital paulista. Considerando-se também o consumo de pneus nos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, o mercado potencial da Della Via corresponde a 40% da demanda nacional por pneus. "Estamos em uma área privilegiada, mas, ainda assim, mantemos tratativas para entrar em outras regiões."

No ano passado, a Della Via comercializou 1,7 milhão de pneus, ante produção nacional, incluindo as unidades vendidas pelas fabricantes nacionais às montadoras, de 60 milhões de unidades. Embora não informe o faturamento da empresa, Delamuta destaca que a receita anual tem crescido a taxas entre 20% e 25%. Neste ano, deve subir 17%, beneficiada pela abertura de novas lojas e pelo crescimento da frota de carros. "Após dois anos de uso, os veículos começam a ir para a loja. Então, sentimos com alguma diferença de tempo o bom desempenho da indústria automobilística." Por outro lado, quando os negócios vão mal para as montadoras, a rede também é beneficiada. "O consumidor adia a compra do carro novo e acaba investindo na manutenção e troca de pneus do antigo", diz.

Além da presença no varejo, a empresa é responsável pela entrega de pneus Pirelli para supermercados. O atacado, segundo Delamuta, representa 70% das vendas, mas a tendência é de equilíbrio em relação aos negócios de varejo a partir das inaugurações previstas até 2012. "Não há concorrência com a venda em lojas porque as medidas (de pneus) são iguais, mas os modelos diferentes", garante. Das 30 unidades que serão abertas, cinco deverão ser destinadas ao atendimento de caminhões, os chamados "truck centers" – hoje são 10 unidades. Para esses clientes, oferece ainda serviços de recapagem, por meio da Durapol.

De acordo com Delamuta, a aposta também é alta no potencial das vendas on-line. Hoje, é responsável por 7% do faturamento da área de varejo e, em dois anos, deverá dobrar sua contribuição.

(Stella Fontes | Valor)

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