Depois de Florianópolis, Almeida Júnior quer RS e PR

Com presença consolidada em Santa Catarina, o grupo Almeida Júnior, de shopping centers, planeja expandir a sua atuação para o Rio Grande do Sul e o Paraná. Ao assinar ontem o alvará para a construção do quinto empreendimento em solo catarinense, o empresário Jaimes Almeida Júnior, presidente do grupo, disse que a expansão deve ser confirmada a partir do segundo semestre de 2011.

"Já ocupamos os mercados mais importantes de Santa Catarina e é uma tendência natural buscar cidades no Rio Grande do Sul e no Paraná", disse. O Continente Park Shopping, empreendimento de R$ 220 milhões anunciado ontem, em São José, na Grande Florianópolis, é a mais recente empreitada do grupo que tem 96 mil metros quadrados em área bruta locável (ABL) no Estado. O início da operação do shopping está previsto para o primeiro semestre de 2012.

O grupo tem três shoppings em funcionamento e obras em andamento para o quarto empreendimento. Em Blumenau, onde o Almeida Júnior começou sua atuação em 1993 com o Shopping Neumarkt, está em obras o Blumenau Norte Shopping. Ao reunir outros serviços como hotel, revenda de carros e centro de eventos, o empreendimento quer atrair consumidores de todo o Vale do Itajaí. A inauguração está prevista para abril de 2011.

O projeto do Continente Park Shopping, voltado ao público da Grande Florianópolis, revela uma mudança no roteiro de Almeida Júnior. Chapecó, no oeste do Estado, ocupava há mais tempo os planos do empresário. Mas, no primeiro semestre, foi confirmado o Shopping Pátio Chapecó, empreendimento de R$ 70 milhões de um grupo de empresários locais que deve ser inaugurado em 2011.

Jaimes diz que a cidade não está fora dos planos do grupo. Mas a necessidade de fincar a bandeira no mercado da grande Florianópolis se fazia mais premente. "Se não entrássemos agora, outro grupo iria entrar", disse.

A região tem grande potencial de consumo e cresce a taxas elevadas. São cerca de 900 mil habitantes no entorno de Florianópolis. A expectativa do grupo Almeida Júnior é que o Continente Park Shopping receba 900 mil pessoas por mês e que fature R$ 500 milhões já no primeiro ano de operação. Entre as âncoras confirmadas, estão a rede de cinemas Cinépolis, as varejistas Riachuelo, Centauro e Marisa, e as lanchonetes Burger King e McDonald”s. O projeto contempla 14 âncoras e megalojas e 240 lojas satélites, além de hipermercado, praça de alimentação.

(Júlia Pitthan | Valor)

 

 

+ posts

Share this post