Dica de Valor – Ano Novo: Sommelier do Fasano indica 10 espumantes para o Réveillon.

Manoel Beato sugere rótulos de até 103 reais com excelente custo-benefício para as festas de fim de ano
Para brindar a chegada do próximo ano.

São Paulo – Nada mais emblemático para celebrar a virada do ano que estourar, exatamente à meia noite do dia 31 de dezembro, uma bela garrafa de espumante, de preferência fazendo muita espuma e barulho ao sacar a rolha. Melhor ainda se o rótulo escolhido para ilustrar a ocasião e encher as taças da família e amigos traga boas vibrações financeiras para o bolso de quem paga pela festa.

E foi pensando na melhor relação possível entre qualidade e custo que Exame.com pediu a Manoel Beato, considerado o melhor sommelier do país e responsável pela seleção de vinhos do famoso restaurante paulistano Fasano, que indicasse 10 espumantes com preços que não ultrapassem muito os 100 reais. Veja nas próximas páginas a seleção de Beato:

Cave Geisse Terroir Nature

"Delicadeza e fineza resultantes de uma elaboração meticulosa orquestrada por um dos pioneiros do consagrado espumante brasileiro", considera Beato. Classificado como extrasseco, o espumante é produzido pela vinícola Cave de Amadeo, na Serra Gaúcha.

Excelence Rose per Chandon

O rótulo é produzido pela Maison Moët & Chandon, na cidade de Garibaldi (RS) e é definido pelo sommelier como “aromaticamente rico e expressivo Relativamente encorpado, bem fresco, com frutas vermelhas jovens e outras mais maduras, além de uma pitada de ervas secas."

Uma garrafa deste espumante custa entre 91 e 97 reais e, de acordo com a Chandon, tem uma edição limitada.

Bueno Cuvée Prestige

Para Beato, este espumante pode ser interpretado com “aromas maduros que nos remetem a bolo de aniversário: lácteo e frutas secas. Na boca é ”cremoso”, cheio e caloroso”.

O rótulo é produzido pela Miolo Wine Group, em Garibaldi (RS), e o preço sugerido pela garrafa é de 60 reais.

Codorniu Selección Ravéntos Brut

Definido pelo sommelier como um exemplar de “bela complexidade aromática, unindo aromas frescos e de evolução que nos remete a um champagne”, o rótulo é representante espanhol na lista de espumantes elaborada por Beato.

Produzido pela Cava Codorniú, o espumante, no Brasil, é importado pela Interfood. O preço sugerido é de 82 reais.

Lídio Carraro Dádivas Moscatel

Mais um rótulo nacional indicado por Beato, este espumante, produzido pela vinícola Lídio Carraro, na Serra Gaúcha, é considerado pelo sommelier uma boa combinação com um panetone. "É adocicado e extremamente aromático e perfumado. Aromas florais e de frutas tropicais intensificam-se mutuamente”, descreve.

O preço sugerido pela garrafa deste espumante é de 41 reais.

Crémant de Loire Carte Turquoise Brut

Para Beato, o rótulo é “aromaticamente discreto e bem elegante, com um frescor que disfarça sua força”. Este espumante francês é produzido por Domaine Baumard,no Vale do Loire.

Criado por Florent Baumard, que é considerado um dos maiores enólogos do mundo, segundo a Mistral, importadora do produto para o Brasil, uma garrafa custa aproximadamente 74 reais.

Espumante Baga Rosado Bruto

O espumante – português – é descrito por Beato como um exemplar de “arquitetura sólida, complexidade digna de um grande espumante. Além de aromas de frutas, minerais e especiarias, enaltecido pela estrutura firme e um tanto nervosa."

Produzido pela adega Luis Pato, na região de Barriada, este espumante é importado para o Brasil pela Mistral e a garrafa custa em torno de 68 reais.

Prosecco Ruggeri di valdobbiadeni Giustino B

“Exemplo de leveza primária elaborado com primor, excelentemente frutado e vegetal,sendo alegremente borbulhante”, é assim que o sommelier se refere ao rótulo italiano, produzido na região do Veneto.

Este espumante é importado para o Brasil pela Cellar, que tem disponível em estoque a safra 2009, e cada garrafa pode ser adquirida pelo preço de 80 reais.

Cava Juvé y Camps Reserva Vintage Brut

Para Beato, este espumante espanhol tem “estilo seco e refrescante, bem estruturado com aromas de frutas, tostados e minerais”. É produzido pela bodega Juvé y Camps, que em 2010 foi eleita por sommeliers como a melhor Cava, nome dado pelos espanhóis para espumante do país.

No Brasil, a importadora do rótulo é a Península, e o preço sugerido por garrafa é de 103 reais.

Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut

Para Beato, este espumante lembra champagne envelhecido, além de “extremamente maduro". "Com sabores tostados, barra de cereais e húmus, cor amarelo-áureo, exuberância”.

A vínicola Casa Valduga, responsável pela produção deste espumante, possui a maior adega de espumantes da América Latina, localizada na região de Bento Gonçalves (RS). O preço sugerido é de 87 reais.

(Exame)

+ posts

Share this post