Dica de Valor: Orquestra de Cordas da Grota completa 15 anos com festa no Municipal de Niterói

É possível sonhar! Com esse ideal, a Orquestra de Cordas da Grota, projeto social desenvolvido na favela Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói, completa 15 anos. E para comemorar, no dia 10 de agosto, integrantes do grupo transformarão o Teatro Municipal de Niterói no cenário da festa.

Sob a regência do Maestro convidado Russell Guyver, Diretor de Orquestra da University of Northern Colorado, Tiago Cosmo (cria do projeto e formando da Faculdade de Violino da UFRJ) e Haroutune Bedelian (professor da University of California at Irvine) darão vida, em conjunto com a OCG, ao “Concerto em ré menor para dois violinos e cordas”, de J.S.Bach (as duas atrações internacionais estarão no Brasil participando do “Rio International Cello Encounter – RICE”). Na sequência do show, “Concerto em lá para cordas”, de Antonio Vivaldi, e “Divertimento nº 3 em fá maior”, de W.A.Mozart.

Na segunda parte da apresentação, a graça dos talentosos sonhadores marcará as notas da “2ª suíte Viajando pelo Brasil”, de Ernest Mahle, e do “Hoedown do ballet Rodeo”, de Aaron Copland, com a regência de Nayran Pessanha.

Para fechar a apresentação e mostrar a importância do projeto no processo de inclusão na roda da vida, a Orquestra de Cordas da Grota apresentará um pout-pourri performático de “Brasileirinho”, “Pour Elise”, “Sinfonia 40 de Mozart – a grande Sinfonia”, “Asa Branca”, “Canon”, “Billie Jean” e “Black and White”. O entrelace terá toques inusitados de samba e funk. Promete!

Sobre a OCG

A história da Orquestra de Cordas da Grota começou no quintal da casa de Dona Otávia Selles, ainda no início dos anos oitenta. Com o objetivo de ocupar o tempo de jovens da comunidade, ela oferecia reforço escolar, aulas na horta e noções de costura e artesanato. Foi Dona Otávia a grande incentivadora do seu filho Márcio Selles, formado em música e hoje Doutor em História pela UFF, para que este exercesse um trabalho de educação musical na comunidade com jovens em situação de risco social ao lado de sua mulher, a também musicista e Doutora em História pela UFF, Lenora Mendes.

O trabalho da dupla teve início com as aulas de flauta doce, quando um dos quatro alunos, ao levar seu violino para o quintal de Dona Otávia, acabou por despertar a atenção de muitos outros jovens da comunidade. Ali nascia a nata da Orquestra de Cordas da Grota.

De lá pra cá, o projeto já atendeu cerca de 750  crianças e jovens. Hoje, são mais de 250, na Grota e em algumas outras comunidades vizinhas, tendo aulas de violino, viola, violoncelo, flauta doce, violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral.

Ao longo dos anos, a Orquestra de Cordas da Grota encantou não só públicos Brasil afora, como também internacionais. Em 2006, a Orquestra lançou seu primeiro CD e foi tema de Documentário da ARTE-TV, uma emissora franco-germânica. Em setembro desse mesmo ano, a Orquestra participou do "Annual Gala", evento promovido pela Brazil Foundation em Nova York e, em dezembro, ficou entre os cinco finalistas do “Prêmio Cultura Nota 10”, do Estado do Rio de Janeiro. Em 2008, depois de realizar turnê pela América Central, a convite do Itamaraty, a OCG lançou seu segundo CD – um trabalho especial de canções natalinas.

Ainda em comemoração aos 15 anos de existência, até o final deste ano, a Orquestra de Cordas da Grota lançará livro sobre sua história, com 15 artigos de ilustres convidados. 
 
Serviço
Celebração dos 15 anos da Orquestra de Cordas da Grota
Data: 10 de agosto
Horário: 20h
Ingresso: R$10 (INTEIRA)/ R$ 5 (MEIA).
Classificação: Livre.
O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, Centro
Tel: 2620-1624

 

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.