Dica de Valor: Orquestra de Cordas da Grota concorre ao Prêmio da Cultura do Estado do Rio de Janeiro

A Orquestra de Cordas da Grota, projeto social desenvolvido na favela Grota do Surucucu, em São Francisco – Niterói, vai concorrer ao 2º Prêmio da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria PATRIMÔNIO IMATERIAL. Ano passado, a orquestra foi uma das três indicadas na categoria "Música Erudita".
 
Em 2010, a Orquestra de Cordas da Grota completou 15 anos de sua formação. Durante esse tempo apresentou-se em concertos no Rio de Janeiro, em  São Paulo, em Minas Gerais e em Brasília. Apresentou-se também no exterior: em Portugal, nos EUA e em países da América Central (Panamá, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador e Belize).

Para votar no 2º Prêmio da Cultura do Estado do Rio de Janeiro basta acessar o  site: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/festa-da-cultura

O prazo é até o dia 28 de fevereiro. 

Sobre a OCG

A história da Orquestra de Cordas da Grota começou no quintal da casa de Dona Otávia Selles, ainda no início dos anos oitenta. Com o objetivo de ocupar o tempo de jovens da comunidade, ela oferecia reforço escolar, aulas na horta e noções de costura e artesanato. Foi Dona Otávia a grande incentivadora do seu filho Márcio Selles, formado em música e hoje Doutor em História pela UFF, para que este exercesse um trabalho de educação musical na comunidade com jovens em situação de risco social ao lado de sua mulher, também musicista e Doutora em História pela UFF, Lenora Mendes.

O trabalho da dupla teve início com as aulas de flauta doce, quando um dos quatro alunos, ao levar seu violino para o quintal de Dona Otávia, acabou por despertar a atenção de muitos outros jovens da comunidade. Ali nascia a nata da Orquestra de Cordas da Grota.
De lá pra cá, o projeto já atendeu cerca de 750  crianças e jovens. Hoje, são mais de 250, na Grota e em algumas outras comunidades vizinhas, tendo aulas de violino, viola, violoncelo, flauta doce, violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral.
 

 

+ posts

Share this post