Diretores da APSIS participam de pesquisa do G-20

Criado em 1999, o G-20 é composto por 20 das maiores economias do mundo – 19 países, mais a União Europeia – com o objetivo de criar um fórum de discussão ampliado entre os líderes, ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais destes países. Juntos, representam 90% do PIB, 80% do comércio e dois terços da população mundial. Em função da crise econômica de 2008, o G-20 assumiu um papel central na coordenação das decisões econômicas e providências para minimizar os seus efeitos, bem como evitar futuras crises. Neste sentido, vem, desde então, se engajando fortemente na promoção de políticas que garantam uma maior estabilidade do sistema financeiro internacional.

Dentro deste espírito, foi criada, em 2011, a Força Tarefa do Setor Privado das Profissões Regulamentadas e Indústrias (Private Service Taskforce of Regulated Professions and Industries – PSTF), com o objetivo específico de promover a convergência regulatória do setor financeiro, realizando análises acerca das lacunas existentes neste processo, e fazendo recomendações acerca de como estas lacunas podem ser preenchidas entre as várias profissões e indústrias que operam dentro do setor.

O PSTF é composto pelas seguintes organizações internacionais:

1)    International Federation of Accountants (IFAC) – que sedia os eventos e coordena com corpo administrativo.

2)    CFA Institute (CFA I);

3)    INSOL International;

4)    Institute of International Finance (IIF);

5)    International Accounting Standards Board (IASB);

6)    International Actuarial Association (IAA);

7)    International Corporate Governance Network (ICGN);

8)    International Insurance Society (IIS);

9)    International Valuation Standards Council (IVSC).

O International Valuation Standards Council (IVSC), órgão internacional que emite padrões de avaliação de acordo com o padrão IFRS e membro desta PSTF, recebeu a visita da APSIS em 2010, tendo, desde então, estreitado cada vez mais suas relações com o Brasil.

Em 2011, os diretores da APSIS, Ana Cristina França e Luiz Paulo Silveira, foram consultados pelo IVSC para dar informações sobre o estado da regulamentação no Brasil, nas áreas de avaliação do setor imobiliário, de empresas, intangíveis e em instrumentos financeiros.

Em setembro de 2011, foi lançado o relatório final das pesquisas, com 15 recomendações ao G-20, dentre as quais ressaltamos o Capítulo 5 – Standards and Consistency e a leitura do Apêndice 1: Regulatory Convergence – Why it is important.

O relatório final pode ser lido no link a seguir: http://www.ivsc.org/~ivscorg/sites/default/files/20111006_pstf__final_report.pdf

Em abril de 2012, o relatório foi atualizado, e reforça as duas primeiras recomendações:

•        Continuar com o foco na convergência regulatória do setor financeiro, se assegurando de que as nações do G-20 estejam trabalhando juntas para identificar e estreitar lacunas na prática regulatória;

•        Desencorajar as nações na implementação de reformas nacionais regulatórias unilaterais, que sejam inconsistentes com os padrões internacionais e que aumentem, mais do que estreitem, as lacunas de convergência.

O relatório, aliado às recomendações da PSTF em 2012, ressaltam a máxima urgência de ser desenvolvido, no Brasil, um maior controle sobre as práticas de avaliação.

É exatamente esta lacuna que iniciativas como a criação do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN), pela Diretoria de Avaliações da ANEFAC, visa preencher. Desde o ano passado, o CBAN já desenvolveu orientações básicas para o mercado e uma diretriz técnica para cálculo de Fluxo de Caixa Descontado. A próxima orientação está sendo preparada e visa normalizar as mensurações de valor justo (Fair Value), completamente em consonância com o IFRS 13.

O Comitê é composto por avaliadores de negócios e profissionais de áreas correlatas, com muitos anos de prática e alta experiência na área. A intenção é captar os melhores profissionais do mercado em avaliação para colaborarem, e até mesmo darem prosseguimento a este processo em várias partes do país.

Em setembro de 2012, a ANEFAC realizará Jantar-Palestra com Chris Thorne, Diretor Técnico do IVSC, sobre “The IVS and the challenges facing the global valuation profession”. O tema traduzido é “O IVS (International Valuation Standards) e os desafios enfrentados pelos profissionais de avaliação” e abordará os seguintes tópicos:

• Os padrões internacionais de contabilidade (IFRS) e seu impacto no universo da Avaliação.

• O IVSC como organismo internacional de uniformização dos critérios de avaliação.

•  O processo de uniformização dos critérios de avaliação.

• Os desafios na definição das boas práticas em avaliação no âmbito internacional.

(Giana Araújo | Coordenadora do CBAN)

+ posts

Share this post