Dona do ‘Bob Esponja’, Viacom se expande no país

O Bob Esponja vai voltar para casa. A Viacom Networks, proprietária do canal Nickelodeon – que exibe o desenho animado desse personagem – vai abrir um escritório de licenciamento no Brasil. Com isso, a empresa, que já tinha uma subsidiária no país, vai assumir diretamente uma atividade que hoje é feita de forma terceirizada.

A mudança, a partir do próximo ano, é consequência do aumento da relevância do mercado brasileiro para a companhia americana. "A operação ficou muito sofisticada. Achamos que era muito importante ter o controle total dos negócios", afirma o principal executivo da Viacom no Brasil, Álvaro Paes de Barros.

A ideia é que, cuidando do licenciamento dentro de casa, a empresa consiga trabalhar melhor suas marcas em cada meio. "Com a internet, a criança está ligada na TV e na web 24 horas por dia. Não é mais só uma questão de licenciar um produto, precisamos atuar de forma integrada", diz. Barros

A Viacom também é dona de marcas como Backyardigans e Dora, a Aventureira. Além disso, prepara o relançamento de as Tartarugas Ninjas, personagens que fizeram sucesso nos anos 90.

A Exim Character, empresa responsável pelo licenciamento das marcas da Viacom, vai continuar atuando para a companhia no restante da América Latina.

A direção da Viacom tem a expectativa de triplicar sua receita com licenciamentos até 2014, apoiada pelo escritório próprio. Paes de Barros não revela quanto a empresa fatura atualmente.

O executivo revela, apenas, que a venda de produtos licenciados contribui com 13% do faturamento da Viacom Networks no país. Quase metade da receita (49%) vem da distribuição do conteúdo da empresa por meio das operadoras de televisão por assinatura.

A Viacom também prepara o lançamento de mais dois canais no Brasil. Está prevista para junho a estreia do Nick HD. No começo de 2012, entra no ar o Comedy Central, dedicado ao humor. A companhia exibe, atualmente, seis canais: os infantis Nickelodeon e Nick Jr, e os de entretenimento Vh1, Vh1 HD, Vh1 MegaHits e Vh1 Classic.

(Talita Moreira | Valor)

+ posts

Share this post