Dona dos sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia prepara IPO

A  Nova Pontocom, empresa controlada pelo grupo Pão de Açúcar e que reúne as pontocom do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, estará pronta para abrir o capital em meados do ano que vem, mas o próprio presidente da companhia, Germán Quiroga, é cético quanto ao lançamento de ações ainda em 2012.

“Particularmente, acho difícil. Isso vai depender das condições do mercado e nós não precisamos de dinheiro”, afirmou o executivo, um dos pioneiros do comércio eletrônico no Brasil. Quiroga, ao lado de outros três diretores da Nova Pontocom, possui uma participação acionária minoritária na companhia, braço de internet do Grupo Pão de Açúcar constituído em 2008.

Segundo ele, o planejamento estratégico traçado pela controladora prevê que a Nova Pontocom já tenha concluído todo o processo para a abertura de capital até a metade de 2012.

Operação de Natal

Em reunião com jornalistas hoje pela manhã na sede da companhia em São Paulo, Quiroga detalhou a operação de guerra que foi montada pela Nova Pontocom para o Natal, com o objetivo de evitar os atrasos nas entregas registrados no fim de 2010 e que mancharam a imagem do comércio eletrônico no País. A expectativa da Nova Pontocom é entregar 5 milhões de itens entre novembro e dezembro, volume 50% maior que em igual período de 2010.

A empresa não descarta, no futuro, comprar transportadoras ou investir em uma frota própria de caminhões para driblar o gargalo logístico no Brasil, considerado um dos maiores entraves para o crescimento do comércio eletrônico brasileiro. “Estudamos ter uma frota própria. É algo que avaliamos”, disse Quiroga.

Para este fim de ano, a Nova Pontocom firmou um contrato de exclusividade com cinco transportadoras, que devem responder por cerca de 60% das entregas realizadas pela pontocom, e dobrou a sua área de centros distribuição para 180 mil metros quadrados, sobretudo no Rio de Janeiro e em São Paulo.

(Claudia Facchini l iG)

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