Dori Alimentos inaugura fábrica para a produção exclusiva

A Dori Alimentos inaugurou uma nova fábrica para a produção exclusiva de produtos de amendoins, a Unidade 40, localizada no Distrito Industrial de Marília, interior de São Paulo. Os produtos feitos à base do grão respondem hoje por 24% das vendas líquidas da empresa no país, que esse ano projeta um crescimento de 18% nos resultados, associando atuação no atacado, no segmento do varejo popular. Além disso, pretende aumentar sua presença varejo através dos distribuidores Dori, especialmente para amendoim.

A nova unidade terá, inicialmente, um quadro de 200 funcionários, sendo 150 alocados na produção. São 12 mil metros quadrados para a produção exclusiva de 3 mil toneladas mensais de confeitos doces e salgados de amendoim, distribuídos em um layout totalmente horizontal, usando o conceito sustentável de produção limpa, de fluxo contínuo, com o mínimo de geração de resíduos, alta eficiência e total acessibilidade. Esse conceito gera vantagem competitiva operacional, com maior velocidade e flexibilidade, atributos essenciais para que a empresa atenda com eficiência atacado e varejo.

Outra novidade é o laboratório montado com os mesmos equipamentos da fábrica, que desenvolverá produtos em escala menor, sem a necessidade de interromper a linha produção. A inovação vai garantir a agilidade no desenvolvimento de novos produtos para apresentação ao mercado e aumento do número de itens comercializados.

A implantação também consumiu investimentos significativos para a aquisição de equipamentos de ponta, tais como seletoras eletrônicas, torrador e secador contínuo, empacotadeiras e um moderno laboratório de análises, para atender a controles com amostragens bem maiores que o especificado por lei. “Já havíamos investido na unidade cerca de R$ 6 milhões e, em 2012, para transformá-la em uma fábrica autônoma e integrada de derivados de amendoim, aplicamos mais R$ 4 milhões. Até 2013, vamos fazer outros aportes, totalizando R$ 15 milhões em investimentos”, disse o presidente da empresa, Carlos Barion. 

Todo esse investimento se justifica, considerando-se que a Dori é líder de mercado na categoria amendoins, com 22,5% de participação. Some-se a isso o fato de que a empresa de pesquisa audita apenas o varejo e a Dori tem 61% das suas vendas no atacado.

Com um orçamento de receitas em 2012 superior a R$ 500 milhões, a empresa produz alimentos à base de amendoim há 30 anos. É uma das poucas marcas brasileiras certificada com o selo Pró – Amendoim da ABICAB, que garante a qualidade dos grãos, suas propriedades nutricionais e condições adequadas para o consumidor. 

Do total faturado pela Dori em 2011, R$ 46 milhões foram provenientes de exportações. Atualmente, a empresa exporta para mais de 60 destinos, incluindo todos os países do Mercosul, Austrália, África do Sul, parte da Europa e Estados Unidos. Essa estreita ligação com o mercado internacional obriga a adoção de rigorosos processos de qualidade, pois as linhas de produção são constantemente auditadas para a verificação de conformidade com normas internacionais, a exemplo da BRC – British Retail Consortium, norma global de segurança de alimento, e do FDA – Food and Drug Administration.

(Monitor Mercantil)

+ posts

Share this post