Dufry anuncia série de aquisições

A Dufry concluiu nesta sexta-feira (05) uma série de aquisições em mercados emergentes. As operações foram adquiridas em quatro diferentes transações e são compostas pela Interbaires, pelas operações em varejo de viagem no Uruguai, Equador, Armênia e Martinica, além de uma plataforma logística.

Com a transação foram adicionadas 21 lojas, em 10 aeroportos, com uma área total de cerca de 13.500 m² ao portfólio da Dufry. Nos 12 últimos meses encerrados em maio de 2011, a receita combinada pró-forma foi de aproximadamente US$ 395 milhões e o Ebitda foi de US$ 96,5 milhões. Todas as operações possuem contratos de longo prazo e mais de 90% das vendas estão vinculadas aos contratos com período superior a 10 anos.

A companhia pagou, pelas quatro transações, um total de US$ 957 milhões, dos quais US$ 285 milhões referem-se a aquisição da Interbaires. Todas as aquisições foram financiadas e a Dufry estruturou uma nova linha de crédito, no valor de US$ 1 bilhão

Na primeira transação, a companhia adquiriu a Interbaires, líder em varejo de viagem na Argentina. A companhia opera lojas de duty free nos cinco principais aeroportos do pais: Ezeiza e o Aeroparque, em Buenos Aires, assim como os de Bariloche, Córdoba e Mendoza. Possui uma área comercial de 8 mil m² e, em 2010, gerou uma receita de aproximadamente US$ 250 milhões.

As operações localizadas no Uruguai, nos aeroportos de Montevidéu e Punta del Este; no Equador, no aeroporto de Guaiaquil; e na Armênia, no aeroporto de Yerevan, a área total de vendas de tais operações é de mais de 5.500 m² e a receita de aproximadamente US$ 85 milhões. A Dufry também adquiriu duas lojas no aeroporto internacional de Martinica, com uma área total de 250 m², comercializando uma variedade de produtos no segmento duty free.

Sinergias – A Dufry irá integrar os negócios nos próximos 12 meses e espera extrair sinergias de aproximadamente 25 milhões de francos suíços através do aumento da receita, melhoria na margem bruta através da consolidação dos volumes de compras, revisão e expansão do portfólio de produtos, revisão da política de preços, assim como através da melhoria dos processos nas funções de backoffice.

As novas operações na Argentina, Equador e Uruguai serão administradas juntamente com as operações da Dufry na região da América do Sul. A operação na Armênia será administrada com as operações existentes na região da Eurásia. A Martinica será administrada com as operações existentes na região Europa.

A Dufry espera ainda que a fusão da nova empresa de Plataforma de Logística com as existentes nas Américas alavanque ainda mais o suprimento dos produtos pelos fornecedores, uma vez que já foi planejado como parte das iniciativas Dufry Plus One e One Dufry.

Uma vez integrada, a companhia acredita que a nova plataforma de logística será uma das mais avançadas na indústria de varejo de viagem.

– As companhias que adquirimos estão entre as melhores na nossa indústria, pois possuem contratos de longo prazo em locais atrativos nos mercados emergentes de alto crescimento. Elas também são 100% operações de duty free nos aeroportos, o que é perfeito para implementar o modelo de negócios da companhia para atingir sinergias e desenvolver ainda mais o negocio – disse Julian Diaz, CEO da Dufry.

(Monitor Mercantil)

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