Ecolab compra brasileira Econ

A Ecolab, multinacional americana de produtos e serviços de higiene e limpeza para empresas, adquiriu a indústria brasileira Econ, com vendas líquidas anuais de US$ 9 milhões. O valor da compra não foi revelado.
 
A Econ é uma fabricante de produtos de higiene e limpeza fundada em 1992, com sede em Guarulhos (SP). A compra não inclui instalações.
 
A carteira de clientes da empresa brasileira, de cerca de dois mil clientes, soma-se aos oito mil clientes da Ecolab na divisão que a companhia chama de institucional. Essa área inclui a higienização de restaurantes e supermercados. “O modelo de negócios da Econ é muito parecido com o nosso”, diz Jaime Perez, presidente da Ecolab Brasil.
 
De acordo com Perez, a Ecolab já era líder nesse segmento no Brasil e, com a Econ, terá entre 15% e 20% de participação de mercado.
 
No ano passado, a empresa comprou uma outra empresa brasileira, a InsetCenter, de controle de pragas. A matriz também adquiriu a Nalco, de energia e tratamento de água, esta última com receita em torno de US$ 200 milhões no Brasil. Com os novos ativos, a receita líquida da empresa americana foi superior a US$ 300 milhões no país em 2011, o triplo de 2010.
 
Segundo Perez, a empresa teve crescimento orgânico de 20% no ano passado, expansão comparável apenas ao mercado chinês. A receita global da companhia avançou 12% no ano, para US$ 6,8 bilhões, com destaque para os mercados emergentes. A Ecolab está presente em mais de 160 países.
 
Para 2012, Perez projeta que a operação brasileira vai aumentar mais de 10%. Além do crescimento orgânico, a companhia continua estudando o mercado brasileiro e pode fazer aquisições não só nas oito divisões em que opera no país, como em outras áreas, como no controle de infecções hospitalares.
 
“Essa aquisição reforça o fato de que a nossa corporação vê o Brasil como um mercado estratégico, no qual vale a pena investir, e vamos continuar fazendo isso daqui para frente”.
 
Junto com a divisão de tratamento de água, a área institucional é um dos negócios-chave da Ecolab no Brasil, de acordo com Perez. “O valor que a gente agrega é segurança alimentar, algo que o mercado brasileiro valoriza hoje cada dia mais”.
 
(Adriana Meyge | Valor)
 

+ posts

Share this post