Eike Batista cria nova empresa na Colômbia e vai abrir capital

O grupo de Eike Batista vai criar mais uma empresa e abrir seu capital. Os ativos de carvão da MPX na Colômbia serão separados da companhia. A nova empresa deverá se chamar CCX e, antes de abrir o capital – o que deve acontecer até o final do ano ou início de 2012 – vai receber um novo parceiro.

A ideia inicial é abrir o capital da empresa no Brasil, mas também nas bolsas de Londres e de Bogotá. De acordo com Eike, os ativos têm importância e qualidade muito grandes.

“Descobrimos o Carajás do carvão (em comparação com importante mina de minério de ferro no Brasil, da Vale)”, disse ele, em teleconferência com analistas.

A empresa tem mais de 1 bi de toneladas de potencial de recursos lavráveis. Já foram investidos mais de US$ 100 milhões em estudos de viabilidade. Inicialmente, será explorado apenas carvão térmico. A exploração será iniciada no ano que vem.

“A qualidade do carvão da Colômbia é ótima e o mundo todo quer um pedaço desse ativo. Encontramos a presença de carvão metalúrgico. São ativos únicos, de classe mundial. Por exemplo, os americanos precisam de carvão metalúrgico para misturar com seu carvão. Têm complexos gigantes que irão abastecer o mundo com carvão térmico”, disse.

O executivo afirmou ainda que, do ponto de vista técnico, a operação é financiável, antes da abertura de capital. “Estou indo para um país que tem um histórico e é conhecido pela mineração de carvão. Vamos vender uma pequena parte para os investidores. A gente vai colocar o termo para satisfazer o mercado”, disse.

Eike Batista lembrou ainda que os atuais acionistas da MPX receberão ações equivalentes da nova empresa, a CCX.

(Juliana Ennes | Valor)

+ posts

Share this post