Eike Batista planeja vender 49% da AUX por US$2 bi

O empresário Eike Batista afirmou na noite desta quarta-feira que planeja vender 49 por cento de sua empresa de ouro AUX em setembro, um negócio avaliado por ele em 2 bilhões de dólares.

A holding EBX desistiu de abrir o capital da companhia de ouro e contratou um banco para intermediar a venda da parcela da AUX para um sócio estratégico, disse o homem mais rico do Brasil.

"Existe uma distorção louca no mercado. Como explicar que as pessoas estão investindo em bonds com renda negativa, se computar a inflação, e as empresas da bolsa têm taxa de retorno de 15 a 20 por cento? Estão distorcendo o mundo hoje, não adianta acessar o mercado de capitais", afirmou o empresário após participar de um evento sobre sustentabilidade na sede da EBX.

As negociações para a entrada do sócio estratégico, disse Eike, já contam com cinco interessados estrangeiros, entre os quais quatro empresas e um agente financeiro. O Bradesco foi contratado para fazer a assessoria financeira.

ASIÁTICOS NA EBX

Eike reiterou que vai vender mais uma fatia de sua holding EBX para um fundo soberano asiático. Ele adiantou que o negócio deve acontecer até meados de julho, envolvendo uma cifra de 500 milhões de dólares.

O grupo EBX vem aumentando o volume de reservas minerais, a exemplo do que ocorre com a AUX.

Eike herdou ativos de carvão da Colômbia ao comprar a Ventana Gold há cerca de um ano, quando valia 1,5 bilhão de dólares. Desde então, o volume de reservas mais do que dobrou, assim como o valor dos ativos.

Quando comprou a empresa, as reservas estavam contabilizadas em 3,5 milhões de onças de ouro e atualmente passam dos 10 milhões de onças, segundo Eike.

"Dobramos o volume de sondagem; temos mais de 17 sondas na mina", afirmou o empresário.

(Sabrina Lorenzi | Reuters)

+ posts

Share this post