Embraer compra ações da AEL e cria nova empresa

A Embraer e a AEL Sistemas, subsidiária da israelense Elbit Systems, comunicam nesta quinta-feira (8/9) que formalizaram uma parceria para a criação de uma nova empresa: a Harpia Sistemas.

A Harpia, que terá sede em Brasília, tem como foco a exploração do mercado de veículos aéreos não-tripulados, denominados de Vant.

Com o acordo, a Embraer passa a deter 51% do capital social da Harpia, enquanto a AEL possui 49%.

Com o objetivo de participar no processo de transferência de tecnologia para o Brasil, a Embraer fará a aquisição de 25% do capital social da AEL.

Na capital federal, a empresa terá atividades que envolvem marketing, desenvolvimento, integração de sistemas, fabricação, comercialização e suporte pós-venda de Vant.

"Entre as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) estão a busca de parcerias para o desenvolvimento e capacitação tecnológica e a fabricação de produtos de defesa nacionais", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.

"A criação da Harpia está em perfeito alinhamento com a END e será um importante instrumento para atender às necessidades das forças armadas e de segurança, devendo-se também ressaltar o potencial de aplicação dual do Vant e da tecnologia gerada em sua obtenção", completa.

Giro

O executivo da Embraer Rodrigo Fanton, anteriormente dedicado à área de suprimentos, foi designado presidente da nova empresa.

(Rafael Palmeiras l Brasil Econômico)

+ posts

Share this post