Empresa da Claro faz aumento de capital de R$ 2,283 bilhões

A Americel, uma das empresas que constituem a operadora de telefonia móvel Claro, vai fazer um aumento de capital de R$ 2,283 bilhões – indicando que o processo de reestruturação dos ativos do grupo América Móvil no país está em andamento.
 
A medida foi aprovada há duas semanas pelo conselho de administração da companhia, segundo ata enviada hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Serão emitidos 35,4 bilhões de ações – quase todas ordinárias (com direito a voto). Os novos papéis deverão ser subscritos pela América Móvil, controladora da Americel, já que os atuais acionistas têm direito de preferência na compra das ações.
 
No mercado, é dada como certa uma reorganização societária envolvendo Embratel, Claro e Net – ativos brasileiros da América Móvil, grupo do bilionário mexicano Carlos Slim. A expectativa é de que, pelo menos, seja feita uma fusão entre a Claro e a Net.
 
Esse movimento tornou-se possível com a aprovação, em agosto, da nova lei do setor de TV por assinatura. Com as mudanças, operadoras de telefonia e grupos estrangeiros foram autorizados a controlar empresas de TV a cabo, como a Net.
 
Com isso, a América Móvil exerceu a opção de compra do controle da Net – pertencente às Organizações Globo. O acordo já era previsto desde que o grupo mexicano adquiriu participação na Net, anos atrás. Falta, apenas, a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que a transferência seja feita.
 
(Talita Moreira | Valor)

+ posts

Share this post