Empresa de Eike chega a acordo verbal com mineradora canadense

AUX Canada, que pertence a Eike, subiu oferta por ações da Ventana. Negócio pode movimentar cerca de US$ 1,5 bilhão.

Companhia AUX Canada, controlada pelo empresário brasileiro Eike Batista, afirma ter chegado a um acordo verbal com a Ventana Gold Corp. para assumir o restante das ações da mineradora. A AUX já possui cerca de 20% da Ventana, sendo atualmente a maior acionista, e quer assumir o restante da companhia.

Para isso, elevou a oferta de 12,63 para 13,06 dólares canadenses, num negócio que pode atingir cerca de US$ 1,5 bilhão. O aumento da oferta representa ágio de 30,2% sobre o preço de fechamento das ações ordinárias da Ventana em 16 de novembro de 2010, dia do início da negociação e antes do anúncio por parte do Grupo EBX da sua intenção de fazer uma oferta para todos as ações ordinárias pendentes da Ventana.

Em teleconferência com investidores e analistas na semana passada, no Brasil, Eike havia dito que não pretendia elevar sua oferta pela Ventana, que considerava "super decente".

Em comunicado à imprensa, a AUX disse que as partes pretendem celebrar esse acordo antes do fim do prazo da oferta inicial, que se extingue na terça-feira (15). Ventana e AUX vão emitir um comunicado quando este acordo estiver formalizado, fornecendo mais detalhes sobre o negócio.

A sede da Ventana Gold fica em Vancouver, mas seu principal ativo é a área de exploração de ouro de La Bodega, na Colômbia. A área é uma das mais promissoras do país para o ouro. Várias companhias estão retornando ao país para investirem em exploração mineral depois que aumentou a estabilidade na região, resultado da política do governo de combate à guerrilha.

(G1, com informações da Reuters)

+ posts

Share this post