Ericsson tem recuo de 30% no lucro e conclui compra da Nortel

O grupo sueco de telecomunicações Ericsson anunciou nesta sexta-feira que encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de 1,3 bilhão coroas suecas (US$ 174 milhões), uma queda de cerca de quase 30% ante os 1,8 bilhão registrados no mesmo período do ano passado.

Os resultados vieram abaixo das estimativas de alguns analistas, que previam ganhos de 2 bilhões de coroas suecas para o período. O lucro operacional da companhia, excluindo-se as joint ventures e os custos com reestruturação, alcançou 4,5 bilhões de coroas suecas, contra 4,7 bilhões de coroas suecas um ano antes.

Os três primeiros meses do ano marcaram uma receita de 45,1 bilhões de coroas suecas, um recuo de 9%."As vendas do grupo no primeiro trimestre declinaram 9% anualmente com menores vendas em Redes mas com crescimento em Serviços Globais", afirmou em nota o presidente da Ericsson, Hans Vestberg.

A empresa enfatizou que as vendas também foram afetadas pelas condições difíceis da indústria de componentes, mas que o tráfego de dados móveis continuou a crescer nos primeiros três meses do ano, impulsionado pela expansão dos smartphones."Nós projetamos que o tráfego de dados móveis vai dobrar anualmente nos próximos cinco anos", afirmou a empresa.

A Ericsson confirmou ainda em nota que completou a aquisição da participação majoritária da joint venture LG-Nortel , por US$ 242 milhões. Em novembro do ano passado, a empresa anunciou que tinha iniciado as conversas pelos ativos.

Mais de 350 funcionários da Nortel, segundo a Ericsson, serão integrados no grupo sueco nos próximos meses."As operações de aquisição devem adicionar aos lucros da Ericsson dentro de um ao depois do fechamento", afirmou a companhia no documento.

(Vanessa Dezem | Valor)

 

 

+ posts

Share this post