Fiat eleva participação na Chrysler para 25%

SÃO PAULO – A Fiat elevou de 20% para 25% sua participação na Chrysler, como resultado do cumprimento da primeira de três metas estabelecidas com o governo dos Estados Unidos em junho de 2009 para salvar a montadora americana.

A companhia italiana disse que a Chrysler já recebeu o aval das autoridades americanas para iniciar a produção do motor Fire na fábrica de Dundee (Michigan). Como resultado, a Fiat aumentou automaticamente sua fatia na montadora de Detroit, em linha com os termos do acordo assinado com o Departamento de Tesouro.

O motor será usado no novo Fiat 500, que vai ser distribuído em breve por concessionárias da Chrysler nos Estados Unidos.

Os italianos ainda podem aumentar a participação na Chrysler para 35%, a depender do cumprimento de outros dois compromissos, que envolvem metas de crescimento nas vendas fora da região do Nafta e a produção comercial nos Estados Unidos de um carro econômico com a plataforma tecnológica da Fiat.

Com a mudança no capital, o Tesouro americano passa a ter 9,2% da Chrysler, enquanto o governo canadense tem 2,3%. A maior parte do capital (63,5%) segue com a United Auto Workers (UAW), o poderoso sindicato dos metalúrgicos local. 

(Eduardo Laguna | Valor)

+ posts

Share this post