Finep vai se transformar em banco público

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai virar um banco público. A informação é do assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Reinaldo Ferraz. Segundo ele, a instituição já tem a carta patente (um dos documentos necessários para a transformação) do Banco Central, mas ainda deve demorar cerca de três anos até que a mudança ocorra. "Há diversos ajustes de estrutura interna que a Finep precisa para poder operar como banco, captar dinheiro no mercado e emprestar na mesma modalidade que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)", explicou.

A confirmação foi feita em palestra durante evento do Sistema Sebrae em Brasília. Ele participou de um painel sobre inovação e competitividade nas micro e pequenas empresas. Na ocasião, apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Financiadora e adiantou medidas estabelecidas no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação de 2011 a 2014.

Segundo Reinaldo Ferraz, a transformação da Finep em banco público é uma das medidas voltadas para o que chama de novo padrão para financiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Ele relacionou entre as medidas previstas no plano o fomento e agilidade no processo de registro de patentes, o fortalecimento dos sistemas de inovação nas empresas, a criação de fundos setoriais, o aprimoramento e a ampliação dos incentivos fiscais.

(Monitor Mercantil)

+ posts

Share this post