Formitex conclui aquisição integral do Tecondi, no Porto de Santos

O grupo Formitex assumiu ontem o controle total do Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi) do porto de Santos (SP). A holding, que já tinha 50% das ações da empresa, concluiu o direito de preferência pela outra metade, pertencente ao grupo Barbeito.
 
No ano passado, os Barbeito anunciaram a intenção de alienar as ações dos ativos em Santos, avaliados em R$ 1,4 bilhão. Entraram na compra, além do Tecondi, a Termares (armazém alfandegado) e a Termlog (empresa de transporte e logística), que dão apoio à atividade de cais do Tecondi, o único dos três com saída para o mar.
 
No início deste ano, o grupo Libra fez uma proposta estimada em R$ 600 milhões pelas ações dos Barbeito no negócio de logística em Santos, oferta que foi coberta pelo grupo Formitex. O Tecondi é um terminal de porte médio para os padrões de Santos. É o terceiro maior terminal de contêineres do porto, tendo movimentado 298 mil contêineres em 2011. Está atrás da Santos Brasil e da Libra, respectivamente primeiro e segundo colocados.
 
Daqui para frente, o Tecondi tende a se tornar alvo de interesse ainda maior por parte do mercado. Contíguo a ele, três outros terminais estão com contratos expirando. Num ambiente portuário em que predomina a lógica de ganhos de escalas na movimentação de contêineres, faria todo sentido o Tecondi vencer a futura licitação dessas áreas, passando a ser um terminal de grande porte.
 
O grupo Formitex atua ainda nos setores de papel e celulose, laminados e química.
 
(Fernanda Pires | Valor)
 

+ posts

Share this post