Fundos de private equity fizeram 87 investimentos em 2012, diz Abvcap

Os fundos de private equity – que compram participações em empresas – realizaram um total de 87 investimentos de janeiro a novembro deste ano. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).
 
Os números fazem parte da base de dados criada pela associação, batizada de Abvcap Data. De acordo com o código de autorregulação do setor, criado em parceria por Abvcap e Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), todos os gestores de private equity precisam enviar informações de atividade dos fundos a partir deste ano.
 
A base de dados contabiliza um total de 176 instituições, 460 fundos e 341 companhias investidas, segundo Luiz Eugenio Figueiredo, vice-presidente da Abvcap e diretor da Rio Bravo Investimentos.
 
Conforme os números da Abvcap, os fundos realizaram 14 vendas de participações em 2012. Esse movimento foi concentrado no segundo semestre, de acordo com Figueiredo.
 
As incertezas na economia global prejudicaram os investimentos em participações em empresas neste ano, segundo avaliação de Wilson Rosa, diretor da gestora Advent International. “A preocupação com o cenário econômico levou os empreendedores detentores de bons ativos a adiarem a decisão de venda”, destacou.
 
Para o executivo, 2012 foi um ano atípico, com poucas oportunidades novas, principalmente no primeiro semestre, em comparação com os anos anteriores. A exceção foi o período que antecedeu a entrada em vigor da nova legislação que determinou a aprovação prévia das operações no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 
Apesar do cenário mais difícil, em alguns casos a incerteza econômica acabou sendo benéfica para os fundos de private equity, ponderou Adauto Martins, sócio-fundador da Neo Investimentos. “Algumas companhias perceberam que a execução de seus planos exigiriam um apoio adicional”, afirmou.
 
Segundo Luiz Eugenio Figueiredo, a Abvcap pretende apresentar as informações sobre o volume de investimentos realizados pelos fundos em 2012 no congresso anual promovido pela associação, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
 
(Vinícius Pinheiro | Valor)

+ posts

Share this post