Fusões no setor imobiliário têm forte alta, aponta KPMG

O ramo imobiliário no Brasil registrou 18 fusões e aquisições (F&A) somente no terceiro trimestre deste ano (de julho a setembro). O segmento apresentou um forte aumento de 125% em comparação com o mesmo período de 2010, quando foram feitas apenas oito transações F&A, segundo a pesquisa setorial da KPGM do Brasil.

No acumulado dos primeiros nove meses deste ano, mostra a pesquisa da KPGM, foram registradas 35 negociações, o que indica que o setor vai manter o patamar alto que vem sendo registrado nos últimos quatro anos. O maior resultado foi em 2007, com 51 transações.

No terceiro trimestre de 2011, o maior número (13) do total de negócios concretizados foi realizado entre empresas que possuem somente capital brasileiro. Outros quatro envolveram estrangeiras adquirindo empresas brasileiras estabelecidas no país, e um apenas foi realizado por estrangeira adquirindo outra estrangeira no Brasil.

“Esse avanço demonstra que as empresas do segmento de Real Estate estão atentas às oportunidades de consolidação, principalmente as domésticas”, avalia Giuseppe Masi, sócio da área de Financial Services da KPMG no Brasil.

Segundo Luis Motta, sócio da área brasileira de Fusões e Aquisições, este trimestre apresentou uma aceleração no número de operações lideradas por empresas brasileiras.

"Nossa interpretação é a de que o principal interesse de aquisições pelas empresas brasileiras e pelas estrangeiras está no mercado local, o que tem impulsionado a aquisição das empresas brasileiras por ambos e, de certa forma, desestimulado os estrangeiros a se desfazerem de seus negócios no Brasil”, completa o empresário.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Opera em 150 países, com 138 mil profissionais atuando em firmas-membro, em todo o mundo.

As firmas-membro da rede são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada, e descreve-se como tal. No Brasil, a empresa tem aproximadamente quatro mil profissionais, distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e o Distrito Federal.

(Imovelweb)

+ posts

Share this post