Gol tem lucro líquido de R$ 31,9 mi no 1o tri

SÃO PAULO (Reuters) – A Gol anunciou na terça-feira um lucro líquido de 31,9 milhões de reais de janeiro a março, ante um resultado positivo de 23,9 milhões de reais no primeiro trimestre do ano passado. A companhia aérea também divulgou um lucro ajustado de 110,5 milhões de reais.
A empresa já havia divulgado no início do mês que o resultado do primeiro trimestre seria impactado por despesas não recorrentes de 120 milhões de reais. As despesas foram geradas pela implantação de novo sistema de contabilização de receitas e controle de passagens emitidas.

A Gol apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) de 296,9 milhões de reais, queda de 26,7 por cento na comparação anual. No período, a margem passou de 23,4 por cento para 16,1 por cento.

Enquanto isso, o lucro operacional da empresa medido pelo Ebit, de lucro antes de juros e impostos, caiu 59 por cento, para 78,5 milhões de reais.

A companhia, que disputa a primeira posição no mercado de aviação brasileiro com a TAM, apurou receita operacional líquida de 1,84 bilhão de reais de janeiro a março, aumento de 6,3 por cento ante igual período há um ano. Já os custos e despesas operacionais somaram 1,76 bilhão de reais.

O yield líquido ajustado da companhia, índice que mede o preço cobrado por passagens aéreas que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro, ficou em 19,83 centavos de real no primeito trimestre, recuo de 0,9 por cento sobre um ano antes.

(Alberto Alerigi Jr. l Reuters)

+ posts

Share this post