Hotéis Bourbon iniciam expansão internacional

A rede Bourbon de hotéis e resorts acertou sua estreia no mercado internacional. A bandeira da empresa paranaense será colocada no empreendimento que está sendo construído pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em Assunção, que deverá ser inaugurado em maio de 2011. Até lá existe a expectativa de que outro contrato seja fechado com o governo de Cuba para a administração de um hotel em Havana.

A internacionalização acontece cinco anos depois de o vice-presidente da rede, Alceu Vezozzo Filho, começar a olhar oportunidades em Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina), cidades que continuam nos planos do empresário. Enquanto mira o exterior, ele também negocia novas unidades para administrar no Brasil, em municípios como Porto Alegre, Brasília, Salvador e Cuiabá. E prepara a estreia de uma nova marca, a Rio, para o segmento econômico.

A rede foi fundada há 47 anos em Londrina (PR) e conta com 11 hotéis, sendo quatro próprios. A unidade que vai administrar no Paraguai já tem nome: Bourbon Conmebol Convention Hotel. Terá 168 apartamentos e, ao lado dele, ficará um centro de eventos e o Museu Sul-Americano de Futebol. "Fui várias vezes a Assunção. O projeto foi disputado por muitos e vai ser um divisor de águas", diz Vezozzo Filho, sobre a negociação, que começou em 2008.

O empresário está otimista em relação ao desenvolvimento da economia do país vizinho, especialmente com a futura construção de uma linha de transmissão que vai levar energia da hidrelétrica de Itaipu até a capital. "Existe transformação no ar", afirma. Os investimentos que estão sendo feitos pelo Conmebol no novo hotel somam cerca de US$ 30 milhões e ele será o maior da cidade. O contrato de concessão ao Bourbon é de 25 anos e pode ser renovado. A rede vai usar trabalhadores daquele país, que serão treinados pela equipe brasileira.

Filho do fundador, o empresário é apaixonado por charutos e vai todo ano para Cuba. A possibilidade de levar o nome de sua rede para lá começou a ser planejada há três anos. "Estamos avançando firme e a intenção é assinar o contrato ainda em 2010", comenta. Outros hotéis foram oferecidos a ele, mas não agradaram. "Agora é um filé", diz, sobre o hotel que planeja administrar em breve.

Vezozzo Filho lembrou que, antes de romper fronteiras, começou uma reestruturação interna há cinco anos, para enfrentar a concorrência. Há um ano, inaugurou uma nova central de reservas em São Paulo, na qual investiu R$ 1 milhão. Ao longo do tempo, a rede diversificou a oferta e hoje possui unidades nas categorias resort, business, express, convention e residence. Agora pretende adotar a bandeira Rio para hotéis em cidades médias e pequenas.

O empresário não revela o faturamento do grupo, que está entre os dez maiores do país. Diz, apenas, que a receita cresceu 27% no primeiro quadrimestre do ano, na comparação com igual período de 2009. Segundo ele, a ocupação cresceu 20% e foi possível fazer o repasse do aumento nos custos de um exercício para o outro. Sobre as intenções para o futuro na área internacional, Vezozzo adianta que está atrás de oportunidades. Depois que assinou o contrato para entrar em Assunção, surgiram outros dois convites no Paraguai, para administrar hotéis localizados em Encarnación e Ciudad Del Este.

(Marli Lima | Valor)
 

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