Iberdrola quer fatia maior na Neoenergia

A Iberdrola está negociando um aumento de participação na Neoenergia dos atuais 39% para 60%, de acordo com uma fonte da Neoenergia familiarizada com o tema.

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, ficaria com 20% de participação na empresa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com outros 20%, o que significaria a saída do BB Investimentos, que tem 11,99%.

Segundo a fonte, a operação precisa ser oficializada logo, para que a Iberdrola possa lançar os resultados da Neoenergia no balanço de 2011. A companhia só poderá contabilizar o resultado da Neoenergia se for majoritária, de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS).

Uma fonte da Previ com conhecimento das negociações disse que as conversas entre os envolvidos continuam em aberto e nenhum acordo foi firmado.

De acordo com o interlocutor, além da questão do preço, há questões de governança e a decisão sobre o negócio teria que passar pelo crivo do governo federal.

A assessoria da Iberdrola do Brasil disse que não comentaria o tema. O Banco do Brasil também não se manifestou.

O presidente da Iberdrola na Espanha, Ignacio Sánchez Galán, que esteve no Brasil no início do mês, já havia confirmado que a empresa tem o objetivo de ser majoritária no capital da Neoenergia.

A Neoenergia controla as distribuidoras Celpe, Cosern e Coelba, além de ativos no setor de geração, como a participação na usina hidrelétrica Teles Pires. A companhia também tem, por meio da Bolzano, uma participação de 10% na empresa que administra a usina hidrelétrica de Belo Monte.

O grupo espanhol adquiriu a distribuidora Elektro no início do ano. Especula-se que a Elektro seria um dos alvos de aquisição cobiçados pela CPFL Energia, uma das empresas que lideram o movimento de consolidação do setor e na qual a Previ também tem participação acionária.

No mercado, cogita-se que a Elektro poderia ser a moeda de troca da Iberdrola pelo aumento da participação da espanhola na Neoenergia. Entretanto, isso só deverá ser definido em uma segunda etapa da negociação. O receio da Previ e do BB é que a incorporação da Elektro na Neoenergia dilua a participação dos sócios e aumente a da Iberdrola, que acabaria colocando pouco dinheiro na transação.

(Vera Saavedra Durão l Reuters)

+ posts

Share this post