IBGE: Vendas no varejo ficam estáveis em dezembro e sobem 10,9% em 2010

As vendas no varejo registraram estabilidade em dezembro de 2010, após alta de 0,8% em novembro do mesmo ano. Perante o último mês de 2009, o indicador teve elevação de 10,1%. No acumulado de 2010, o avanço foi de 10,9%, o maior resultado da série iniciada em 2001, destacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de novembro para dezembro do ano passado, seis das oito atividades verificaram expansão, como Tecidos vestuário e calçados (3,4%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,8%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%). As exceções foram Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1%).

Em relação a dezembro de 2009, todas as atividades avaliadas verificaram elevação no volume de vendas, como Móveis e eletrodomésticos (18,3%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,5%).

Em 2010 completo, destacou o IBGE, "o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão no volume de vendas em 2010 de 9% em relação ao ano anterior, resultado que o levou a responder por um 39,9% da taxa anual do varejo, o principal impacto no resultado anual do comércio varejista".

Quanto à receita nominal de vendas, o indicador aumentou 1% entre novembro e dezembro do ano passado e teve alta de 15,6% no confronto com o último mês de 2009. Em 2010 todo, o crescimento foi de 14,5%.

No caso do comércio varejista ampliado, que engloba também veículos, motos, partes e peças e material de construção, as vendas aumentaram 2,3% na base mensal, registraram acréscimo de 14,8% perante dezembro de 2009 e tiveram ampliação de 12,2% no acumulado do ano. A receita nominal de vendas, por sua vez, avançou 2,1% no mês em dezembro de 2010, 18,4% ante o último mês de 2009 e 15,1% no calendário fechado.

(Juliana Cardoso | Valor)

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