IDEIA DE VALOR: Quarteto Radamés Gnattali lança projeto dia 6 no Museu Villa-Lobos

Ceará, Mato Grosso do Sul e Tocantins são os próximos destinos do conjunto

Entre agosto e outubro, o premiado Quarteto Radamés Gnattali vai apresentar uma nova série de concertos em escolas da rede pública de 15 cidades brasileiras, localizadas nos estados do Ceará, do Mato Grosso do Sul e de Tocantins (*). Em virtude do sucesso da primeira edição, em 2009, o projeto ganha um nome mais identificado com a proposta de circular pelo País: Brasil de Tuhu – Concertos Didáticos, e um site com mais conteúdo (www.brasildetuhu.com.br). O lançamento do projeto será em 6 de agosto, às 18h, no Museu Villa-Lobos com um recital gratuito e aberto ao público em geral. O patrocínio é do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos, com planejamento e produção executiva da Baluarte Agência.

Os músicos se basearam no antológico ”Guia Prático” (1932), de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que será mostrado aos jovens dos ensinos fundamental e médio, com a intenção de estimular seu interesse e percepção musicais. “É todo um ciclo que se completa nas cordas deste magnífico quarteto. Villa-Lobos deve estar feliz e a juventude brasileira agradece. Com música, fica mais forte nossa esperança de construir uma grande nação”, afirma o maestro Ricardo Tacuchian. “A capacidade de comunicação dos músicos e o conteúdo apresentado nos Concertos Didáticos são simplesmente encantadores. Estão de parabéns!”, exulta o violonista Turíbio Santos, diretor do Museu Villa-Lobos.

Há muita expectativa para a segunda edição do projeto, que começou nas escolas do Piauí, do Acre e do Mato Grosso e pretende continuar viajando pelo País nos próximos anos. "Vamos avaliar novamente os resultados dos concertos através de questionários e esperamos que as respostas desse ano sejam ainda melhores. Em 2009, quase 4 mil alunos participaram dos concertos. Cerca de 70% deles nunca haviam assistido a uma apresentação de música clássica e mais de 90% aprovaram o conteúdo apresentado", calcula Fabiana Costa, diretora da Baluarte Agência e coordenadora do projeto.

"Esse ano, a nossa mensagem será ainda mais voltada para a música. Queremos mostrar aos alunos o que é uma partitura, quais são as notas musicais", exemplifica a violinista Carla Rincón, nascida em Caracas e formada pelo renomado sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela. Carla assina a coordenação pedagógica e direção musical do projeto. "Interagimos com a plateia durante os concertos e não há nada melhor do que ver a resposta imediata do que acabamos de tocar. Eles perguntam e nós respondemos, o que só nos aproxima", conta o violista Fernando Thebaldi.

Popularizar a música erudita é um dos principais lemas do Quarteto Radamés Gnattali – formado por Carla Rincón e Francisco Roa nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Hugo Pilger no violoncelo. Juntos, eles querem fazer o que está ao alcance para efetivar o ensino de música nas escolas, que será obrigatório a partir de 2011, devido à aprovação da Lei 11.769, em 2008. Eles propõem que a iniciação musical nas escolas seja feita a partir da música folclórica brasileira.

Instituto Votorantim

Fundado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim, o Instituto Votorantim veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa, estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade. Os programas voltados para a juventude são definidos como rotas e sugerem novos caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos da educação, do trabalho, da cultura e do esporte.

(*) Em 2010, o projeto será realizado no CEARÁ (Horizonte, Maracanaú, Sobral, Itapipoca e Fortaleza), no MATO GROSSO DO SUL (Corumbá, Campo Grande, Ladário, Bonito e Aquidauana) e em TOCANTINS (Palmas, Xambioá, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína).

LANÇAMENTO NO RIO DE JANEIRO
QUANDO: Sexta-feira, 6 de agosto, às 18h.
ONDE: Pátio do Museu Villa-Lobos (Rua Sorocaba, 200, Botafogo, Rio de Janeiro).
QUANTO: Entrada franca.

Assessoria de Imprensa:
Monica Ramalho – (21) 2535.7963 / 9163.0840
moniramalho@gmail.com
www.monicaramalho.com.br

 

 

 

+ posts

Share this post