IG Expansión reforça investimentos em companhias novatas

A companhia de investimentos espanhola IG Expansión decidiu tornar o Brasil o principal destino para seus recursos nos próximos anos. A companhia, que já investiu em quatro empresas brasileiras novatas de internet, reservou € 25 milhões (US$ 32,8 milhões) para dar início a seis novos projetos no país. A previsão é de que dois deles sejam lançados ainda neste semestre. "O Brasil é a principal aposta, visto que o mercado europeu não oferece um cenário favorável para investimentos de alto risco", afirma Carlos Martín, sócio-diretor da IG Expansión.

O executivo diz que já selecionou uma equipe para abrir, em março, uma empresa de comércio eletrônico de moda feminina. No segundo semestre está prevista a criação de outra empresa na área de internet. As outras quatro companhias serão das áreas de comércio eletrônico e "marketplace" – sites que se dedicam à venda de serviços ou produtos oferecidos por pessoas que não têm loja virtual própria. A meta é abrir duas empresas a cada 18 meses.

A IG Expansión tem uma estratégia diferente da adotada por outros investidores anjos, que fazem aportes em empresas nascentes. Em vez de selecionar projetos já em andamento, a companhia prefere eleger um empreendedor para abrir uma empresa e tocar um projeto definido por ela. Os aportes variam de US$ 3 milhões a US$ 5 milhões e são destinados à abertura da empresa. Ao mesmo tempo, a IG Expansión busca outros sócios-investidores para levar adiante o negócio. Os principais parceiros nesses empreendimentos são as empresas do Vale do Silício Accel Partners, Redpoint Ventures e Flybridge Capital Partners.
 
"Nossa estratégia consiste em investir em modelos de negócios bem-sucedidos nos Estados Unidos, mas com pouca concorrência na América Latina", diz José Marín, sócio-diretor da IG Expansión. Entre os critérios avaliados estão negócios de internet com mercado potencial superior a US$ 1 bilhão por ano, que demandem aporte de até € 2 milhões.

No mundo, a IG Expansión já investiu em 70 empresas. As apostas mais bem-sucedidas foram BrandsClub, DineroMail (vendido ao BuscaPé por US$ 36 milhões), e DeRemate, hoje pertencente ao grupo sul-africano Naspers.
 
No Brasil, a companhia investiu, com outros investidores anjos, cerca de US$ 70 milhões nas empresas Viajanet, Shoes4You, Captalis e 55Social. O negócio mais bem-sucedido é a Viajanet, agência de viagens on-line, com operações no Brasil e no México, e receita anual de R$ 200 milhões. A IG Expansión investiu na empresa em 2009. No ano passado, a Viajanet recebeu um aporte de US$ 19 milhões do fundo RedPoint Ventures.
 
Os demais investimentos brasileiros da IG Expansión ocorreram em 2011. A Shoes4You é um clube de compras para venda de sapatos e acessórios femininos. A Captalis administra um site de comparação de preços e venda de seguros. A 55Social desenvolve software para criar campanhas e promoções na rede social Facebook e no microblog Twitter, além de analisar o resultado das campanhas.

Para abrir as empresas, a IG Expansión usa sua rede de contatos e contrata consultorias para localizar empreendedores. Encontrar um empreendedor com perfil para tocar os projetos está cada vez mais difícil, diz Carlos Martín. "Hoje as pessoas mais qualificadas preferem investir em projetos próprios", afirma.

Fundada em 2004, a IG Expansión registrou um faturamento de US$ 100 milhões em 2011, mas o lucro não é revelado.

(Cibelle Bouças | Valor)

+ posts

Share this post