Iguatemi quer elevar fatia em shoppings onde já atua

Além de anunciar a construção de um shopping em um terreno de 50,2 mil metros quadrados na região de Sorocaba e Votorantim, interior de São Paulo, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers deve mirar nas oportunidades de crescimento por meio da ampliação de sua participação nos shoppings onde já está presente.

Segundo afirmou a vice-presidente de Finanças da Iguatemi, Cristina Betts, a empresa – cujo portfólio engloba 18 shoppings, incluindo o novo empreendimento -, tem muito espaço para crescer com a compra de participações.

“Esse shopping, a ser construído no interior de São Paulo, e o MarketPlace, na capital, são os únicos onde temos 100%. Faz parte da nossa estratégia ampliar nossa participação nos demais shoppings”, afirmou a executiva.

Dentro desta estratégia, no início do mês, a Iguatemi comprou por R$ 11,8 milhões a participação de 3,4% da administradora de shopping centers BR Malls no Esplanada Shopping, também em Sorocaba. Com a compra, a Iguatemi, passou a deter 33,14% do empreendimento.

Hoje, a Iguatemi anunciou a compra de um terreno de 50,2 mil metros quadrados onde serão construídos um shopping, de 57,6 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), e quatro torres comerciais, de 60 mil metros quadrados de ABL.

O shopping será construído em duas fases. A primeira – que contará com 317 lojas e 2959 vagas de estacionamento – está planejada para ser inaugurada em setembro de 2013. Já a segunda etapa deverá ser inaugurada em setembro de 2018 e contará com mais 108 lojas.

A receita operacional líquida prevista para o primeiro ano de operação do shopping é de R$ 40,4 milhões, enquanto o resultado esperado para o projeto completo (depois de estabilizadas as operações da segunda fase) é de R$ 80,3 milhões, com taxa real de retorno esperada de 15,2%.

Segundo Cristina Betts, o novo shopping será próximo, mas não anexo ao Esplanada. O empreendimento será voltado para as classes de maior renda (A e B) e formará, com o Esplanada, um complexo de consumo. “Os shoppings serão complementares e o pólo trará mais fluxo de pessoas, terá um maior poder de atração”, completou.

(Vanessa Dezem | Valor)

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