Imóveis: lançamentos atingem R$ 86 bilhões no Brasil em 2011

Os lançamentos imobiliários  no Brasil atingiram o valor total de R$ 86 bilhões em 2011, de acordo com o Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro 2011, desenvolvido pela área de Inteligência de mercado da imobiliária Lopes.

De acordo com o estudo, os lançamentos residenciais responderam por 79% do VGV* (Valor Geral de Vendas) ou R$ 56,9 bilhões, enquanto os comerciais representaram R$ 13,6 bilhões (19%) e Flat/Hotel foram R$ 1,7 bilhões ou 2%.

Os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Barueri e Santos significaram 60% do VGV total lançado.

VGV

O estudo aponta ainda que um empreendimento de conjuntos comerciais possui mais unidades que um empreendimento residencial vertical – em médi,a 202 contra 149 unidades. Segundo a Lopes, como apresenta preço/metro quadrado superior ao residencial, o VGV médio de empreendimentos comerciais também é maior: são R$ 71 milhões, ante R$ 50 milhões.

“Em contrapartida, lançamentos de unidades hoteleiras (hotel/flat) possuem em média mais unidades (306 por empreendimento) e preços/m2 superior, elevando o VGV médio deste tipo de produto para R$ 81 milhões”, explica o estudo.

*O VGV é um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento que será lançado

(Diego Lazzaris Borges | Infomoney)
 

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