Itaú BBA abre filial na Colômbia, com R$320 milhões

O Itaú BBA, braço de atacado do Itaú Unibanco, informou nesta quinta-eira que obteve autorização do Banco Central brasileiro para estruturar uma filial na Colômbia.

O Itaú BBA terá capital inicial equivalente a 320 milhões de reais para operar no país vizinho, mas ainda aguarda aval de órgãos reguladores locais para iniciar as atividades. O banco já tem operações na Argentina, no Chile e um escritório de representação no Peru.

Segundo a instituição financeira, a soma de maior estabilidade política e econômica e a expectativa de forte expansão do PIB nos próximos anos dita um cenário favorável para entrada na Colômbia.

"O país se encontra em um cenário parecido com o brasileiro, com fortalecimento da classe média, aumento do consumo interno e grandes aportes em infraestrutura", disse o vice-presidente de banco de atacado do Itaú BBA, Alberto Fernandes, em nota.

EXPANSÃO

A notícia acompanha uma série de iniciativas de expansão de bancos brasileiros para as Américas, embora com valores relativamente pequenos.

Em setembro, o próprio Itaú Unibanco acertou a compra da unidade de banco de varejo do HSBC no Chile numa operação avaliada em 20 milhões de dólares. Um mês antes, havia anunciado uma parceria com a chilena Munita, Cruzat & Claro (MCC) na área de gestão de fortunas.

O BTG Pactual abriu negociações exclusivas para se fundir com a chilena Celfin Capital, em meio aos planos do banco comandado por André Esteves de se tornar o maior banco de investimentos do mundo entre países emergentes.

O Banco do Brasil, após ter comprado o argentino Banco Patagonia e o Eurobank, nos Estados Unidos, está transformando seu escritório de representação no Uruguai em banco comercial e já avisou que seu próximo alvo na América Latina é a Colômbia.

(Aluísio Alves l Reuters)

+ posts

Share this post