Jaguar Land Rover estuda unidade de montagem no Brasil

A Jaguar Land Rover, unidade da Tata Motors no Reino Unido, estuda a construção de uma fábrica de montagem no Brasil, como parte de seu plano para se expandir em mercados emergentes e vender seus veículos a preços competitivos, afirmou o executivo-chefe da companhia, Ralf Speth, durante a New Delhi Auto Expo 2012, na Índia. Segundo o executivo, a companhia também procura um parceiro para uma joint venture na China para construir uma fábrica de montagem no país, o que poderá resultar em um investimento de até 100 milhões de libras.
 
"O Brasil e o resto da América do Sul são um mercado muito interessante". Ele é um mercado emergente, que está crescendo agressivamente", disse Speth. "Nós estamos pensando em uma espécie de instalação similar à indiana no Brasil." Ele afirmou que a Jaguar Land Rover está procurando um terreno e pode escolher qualquer dos três conglomerados industriais no País. A companhia deverá montar inicialmente no País veículos Land Rover, acrescentou.

As montadoras mundiais mudaram seu foco de atenção agressivamente para os mercados emergentes, como o Brasil, China, Índia e Rússia, nos últimos anos, devido parcialmente à falta de demanda em seus redutos tradicionais dos EUA e Europa.

Ontem, a montadora Mahindra & Mahindra, maior fabricante de veículos utilitários da Índia em termos de vendas, anunciou que planeja iniciar a fabricação de automóveis da marca Ssangyong no Brasil, China e Rússia nos próximos dois anos.

Na quarta-feira, a Ford apresentou simultaneamente no Brasil e na Índia um novo modelo do utilitário Ecosport, o primeiro carro global da marca, desenvolvido no País. Segundo reportou a Agência Estado, o carro será vendido em cerca de 100 países e será fabricado em Camaçari, na Bahia, Índia e Tailândia.

O Brasil impôs, recentemente, pesados impostos sobre os carros importados, tornando imperativo que os fabricantes de automóveis transfiram suas operações de montagem para o País. As informações são da Dow Jones.

(O Estado de S. Paulo)

+ posts

Share this post